Últimas notícias

EUA: PIB encolhe 0,9% na 1ª leitura do 2° trimestre de 2022

Com os dados, país está em recessão técnica

EUA: PIB encolhe 0,9% na 1ª leitura do 2° trimestre de 2022
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou contração de 0,9% no segundo trimestre deste ano, em termos anualizados, de acordo com a primeira leitura do indicador divulgada, há pouco, pelo Departamento do Comércio do país.

Como a atividade econômica encolheu 1,6% nos três primeiros meses do ano, a maior economia do planeta teve dois trimestres consecutivos de retração, um critério normalmente utilizado por economistas para definir uma recessão técnica.

O resultado contrariou a mediana das previsões de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que apontava para crescimento de 0,4%. O dado, no entanto, está dentro do intervalo das estimativas, que ia de redução de 1,5% para avanço de 1,5%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 7,1% entre abril e junho, replicando desempenho do primeiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 4,4% no mesmo intervalo, após alta de 5,2% no trimestre anterior.