Publicidade

Últimas notícias

Powell: não acho que EUA estão em recessão econômica

Powell admitiu que é necessária uma desaceleração no ritmo de crescimento

Powell: não acho que EUA estão em recessão econômica
Chair do Fed, Jerome Powell 15/06/2022. REUTERS/Elizabeth Frantz

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que não vê os Estados Unidos em recessão. Tal cenário, explicou, é inconsistente com alguns dados como, por exemplo, o mercado de trabalho forte no país.

No entanto, Powell admitiu que é necessária uma desaceleração no ritmo de crescimento da maior economia do mundo, por algumas razões, dentre elas, o fato de que o país está saindo de uma expansão muito elevada da reabertura em 2021 após a pandemia.

“Então, eu não acho que os EUA estejam atualmente em recessão. A razão é que existem muitas áreas da economia que estão performando”, disse Powell, em coletiva de imprensa, nesta tarde, enfatizando um mercado de trabalho “notadamente alto” nos EUA.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo o presidente do Fed, todas as medidas salariais que a autoridade monetária acompanha “estão muito fortes”. “Então, esse é um mercado de trabalho muito forte”, reforçou.

“Não faz sentido que a economia esteja em recessão com esse tipo de coisa acontecendo. Portanto, não acho que a economia dos EUA esteja em recessão agora”, emendou Powell. O presidente do Fed disse ainda que não é necessário uma recessão nos Estados Unidos para controlar a disparada de preços no país, e que isso já se dará com a desaceleração da atividade nos EUA. Segundo ele, a última leitura de inflação foi “pior do que o esperado” e “nada funciona na economia sem estabilidade de preços”. “Não acho que precisamos de recessão para controlar inflação”, disse.

Web Stories

Ver tudo
<
>