Uma imagem falsa de uma explosão no Pentágono, em Washington, nos Estados Unidos, causou uma reação no mercado financeiro. A foto, que teria sido criada por uma inteligência artificial, impactou as bolsas de valores norte-americana. Por um breve momento, até a confirmação de que a foto era de fato fake, as bolsas dos EUA sofreram uma breve queda.
O índice S&P 500 chegou a cair perto de 0,3% logo depois da publicação da fake news, mas se recuperou rapidamente. “Houve uma queda provavelmente relacionada a essa notícia falsa, conforme as máquinas (de negociações) captaram isso, mas eu diria que a extensão do declínio não condiz com a aparente gravidade da notícia falsa”, disse a analista Pat O’Hare, do Briefing.com.
A imagem em questão mostra uma nuvem de fumaça ao lado do prédio do Pentágono e viralizou com a mensagem de que teria uma explosão na sede do Departamento de Defesa norte-americano. Porém, a foto não passa de uma mentira.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Rapidamente, o Departamento de Polícia de Arlington compartilhou uma mensagem para negar qualquer incidente na região do Pentágono. “Não há explosão ou incidente ocorrendo na reserva do Pentágono ou perto dela, e não há perigo imediato ou perigo para o público”, informaram no Twitter.
@PFPAOfficial and the ACFD are aware of a social media report circulating online about an explosion near the Pentagon. There is NO explosion or incident taking place at or near the Pentagon reservation, and there is no immediate danger or hazards to the public. pic.twitter.com/uznY0s7deL
— Arlington Fire & EMS (@ArlingtonVaFD) May 22, 2023