Últimas notícias

Gasolina da Petrobras cai 2% nas refinarias; diesel segue estável

  • Foi o segundo reajuste feito na gasolina pela gestão do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, que tomou posse em 19 de abril

(Reuters) – A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina nas refinarias em cerca de 2%, para 2,53 reais por litro, a partir de sábado, em seu primeiro reajuste de valores desde o início de maio, informou a assessoria de imprensa da petroleira nesta sexta-feira.

O preço médio do diesel a distribuidoras, por sua vez, não sofrerá alterações e será mantido a 2,71 reais por litro.

Foi o segundo reajuste feito na gasolina pela gestão do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, que tomou posse em 19 de abril, em substituição à Roberto Castello Branco, que deixou a empresa devido a descontentamento de Jair Bolsonaro com mudanças mais frequentes nas cotações efetuadas pela administração anterior.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Importante reforçar o posicionamento da Petrobras que busca evitar o repasse imediato para os preços internos da volatilidade externa causada por eventos conjunturais”, disse a empresa em nota.

“Nossos preços seguem buscando o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, acrescentou Petrobras em nota.

A Petrobras destacou ainda que “os reajustes são realizados a qualquer tempo, sem periodicidade definida, de acordo com as condições de mercado e da análise do ambiente externo”.

“Isso possibilita a companhia competir de maneira mais eficiente e flexível.”

Anteriormente, a companhia havia reduzido a gasolina e o diesel –combustível mais consumido do Brasil– em 1º de maio.

Publicidade

Apesar dos recuos, o valor médio da gasolina da Petrobras acumula alta de 37% neste ano, enquanto o diesel de 34%, segundo cálculos da Reuters.

IMPACTO DO CÂMBIO

A queda foi possível apesar de um salto de cerca de 8% nos preços do barril do petróleo Brent desde 1º de maio. Isso porque o dólar, outro indicador importante para calcular a paridade de importação, recuou aproximadamente 6% ante o real no mesmo período.

“Apesar da alta robusta do petróleo, o efeito do dólar foi mais forte e permitiu o ajuste para baixo”, disse o Head de Renda Variável da Valor Investimentos Romero Oliveira, pontuando que o reajuste foi um indicativo de que a Petrobras mantém sua política que busca seguir a paridade de importação.

O presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, afirmou que a gasolina da Petrobras está agora com uma defasagem de 9 centavos.

Publicidade

Nas contas da Abicom, diesel está 2% abaixo da paridade de importação.

O impacto de alterações nos preços dos combustíveis feitas pela Petrobras nas refinarias sobre os consumidores finais, nos postos, não é imediato e depende de uma série de questões, como impostos, margens de distribuidores e revendedores, além da adição de biocombustíveis.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos