O que este conteúdo fez por você?
- No evento Expert XP 2023, Mauboussin destacou que há três principais pontos para este sucesso: o dimensionamento da carteira, o posicionamento em cada ativo e a dispersão da carteira.
A maior parte dos investidores, principalmente aqueles que estão ingressando no mercado financeiro e nos investimentos, precisa de auxílio de assessores e de gestores na hora de escolher quais ativos aplicar seu dinheiro e em qual quantidade.
Leia também
Uma pergunta que não é feita com constância é o que diferencia um bom e um mau gestor de investimentos. Michael Mauboussin, chefe de uma das áreas de pesquisa da Counterpoint Global, explicou o que distingue a qualidade dos profissionais.
No evento Expert XP 2023, Mauboussin destacou que há três principais pontos para este sucesso: o dimensionamento da carteira, o posicionamento em cada ativo e a dispersão da carteira.
A variedade da carteira
Mauboussin começa pontuando que um dos principais pontos que diferenciam o sucesso de uma carteira é a sua dispersão, ou variedade, para que o investidor consiga capitalizar na maior quantidade de oportunidades.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“A probabilidade estatística de sucesso é essencial para ter sucesso nos investimentos. O giro é uma das partes mais importantes, para se ter mais oportunidades de sucesso. A dispersão dos ativos pode diferenciar o sucesso de um gestor”, disse.
O chefe de pesquisa da Counterpoint Global também pontua que esses gestores podem escolher as melhores ações, mas nem sempre suas taxas valem a pena.
“A gestão de investimentos mostra que os gestores de fundos, às vezes, são ótimos em escolher ações, mas não em superar as taxas; isso mostra quem são os bons ou maus gestores”, completou.
Posicionamento dos ativos e dimensionamento da carteira
Para Mauboussin o posicionamento dos ativos e o dimensionamento da carteira são os principais diferenciais entre os gestores. Isso se mostra, principalmente, na hora de vender os ativos.
“Esse dimensionamento das posições é o que mostra quem são os bons ou maus gestores. Isso é, quanto dinheiro eu tenho que alocar e quanto dinheiro eu ganho com esses valores ou quanto eu perco se o desempenho for ruim”, disse.
Publicidade
“O timing de venda dos ativos é um dos principais para as organizações de investimentos. As pessoas têm noções muito ruins de timing. Então, esse estudo da estatística do sucesso é essencial para o sucesso dos investimentos”, completou.