Últimas notícias

Caso Suno: Hectare se posiciona e diz que houve campanha contra fundo

Gestora disse que há "indícios de influenciadores digitais que traziam insinuações inverídicas"

Caso Suno: Hectare se posiciona e diz que houve campanha contra fundo
(Foto: Reprodução/Facebook)

Acusada de uma “degradante” tentativa de retaliação pela Suno após a Justiça de São Paulo cumprir mandado de busca e apreensão nos escritórios da casa de análise na manhã desta terça (14), a Hectare Capital Gestora de Recursos soltou um comunicado no início da noite. No texto, a companhia afirma que há uma campanha promovida nas redes sociais contra o HCTR11, fundo gerido por ela. Como mostramos nesta reportagem, a Suno nega irregularidades.

Sem citar nomes, a Hectare diz que foi possível identificar indícios da existência de influenciadores digitais que traziam insinuações inverídicas e enganosas, carregadas de alarmismo, a respeito do fundo HCTR11.

Isso ocorreu após a B3 enviar um ofício questionando se a Vórtx Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda., administradora fiduciária do HCTR11, teria conhecimento de algum fato que pudesse justificar oscilações anormais verificadas na negociação das cotas do Fundo, o que foi objeto de comunicado ao mercado divulgado em 14 de abril de 2022.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Àquela altura, não se tinha conhecimento de qualquer evento relacionado ao Fundo ou a seus ativos que pudesse justificar uma movimentação atípica dessa natureza, ainda que tais oscilações não deixassem de causar estranheza à Gestora”, afirma o texto. A gestora diz que a oscilação ocorreu após “manobra” para afugentar os investidores do HCTR11. “Tais publicações impactaram indevida e consideravelmente o volume de negociação, a amplitude de variação de preço do ativo e, consequentemente, o valor de mercado das cotas do Fundo, em prejuízo de toda sua base de cotistas – em especial daqueles que encerraram suas posições e auferiram resultados desfavoráveis”.

A Hectare ressaltou ainda que vem tomando as medidas cabíveis para proteger os interesses da base de cotistas do HCTR11, assumindo exclusivamente todo e qualquer custo relacionado a elas.