• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa fecha quase estável em sessão com Petrobras em foco

Na máxima, chegou a recuperar o patamar dos 100 mil pontos, mas não teve forças para sustentar o desempenho

Por Reuters

20/06/2022 | 17:55 Atualização: 20/06/2022 | 17:55

Foto: REUTERS/ Amanda Perobelli
Foto: REUTERS/ Amanda Perobelli

O Ibovespa fechou quase estável nesta segunda-feira, com Petrobras novamente ocupando o foco de atenções após troca do comando da estatal, enquanto a forte alta de bancos teve como contrapeso o declínio da Vale.

Leia mais:
  • Luiza Trajano, do Magazine Luiza, deixa lista de bilionários da Forbes
  • Moedas Globais: dólar cai ante rivais, com decisões de BCs no radar
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa registrou variação 0,03%, a 99.852,67 pontos, em sessão de ajustes técnicos, após ter atingido na semana passada mínimas desde novembro de 2020.

Na máxima da sessão, chegou a recuperar o patamar dos 100 mil pontos, mas não teve forças para sustentar o desempenho até o fechamento. No pior momento, caiu abaixo de 99 mil pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O volume financeiro somou 21,2 bilhões de reais, abaixo da média diária do mês (31,765 bilhões de reais), com o mercado acionário norte-americano fechado em razão de feriado.

Na visão do presidente-executivo da Box Asset Management, Fabrício Gonçalvez, o noticiário envolvendo Petrobras foi o principal destaque da sessão, marcada por menor liquidez e sem fluxos estrangeiros relevantes diante do feriado nos EUA.

A petrolífera de controle estatal divulgou ainda antes da abertura que José Mauro Coelho pedira demissão do cargo de presidente-executivo, após forte reação de Brasília ao reajuste dos preços do diesel e da gasolina anunciado na sexta-feira

Na sequência, com o mercado já aberto, a companhia anunciou que o diretor-executivo de exploração e produção, Fernando Borges, fora nomeado presidente interinamente.

Publicidade

Apesar da reação mais negativa no começo do pregão, quando as ações PN chegaram a cair cerca de 5%, Gonçalvez disse que a saída do presidente-executivo já estava precificada, e que o anúncio de um nome da empresa como substituto trouxe algum alívio.

“É alguém que o mercado entende que conhece a companhia… Mas ainda há tensões envolvendo a empresa, essa mudança apenas adia as discussões”, ponderou.

DESTAQUES

– PETROBRAS PN encerrou com acréscimo de 1,14%,a 27,62 reais, após apurar uma mínima em quase três meses no pior momento do dia. A melhora seguiu o anúncio de que o diretor-executivo de exploração e produção, Fernando Borges, ocupará o cargo interinamente. Apesar do respiro, as ações ainda contabilizam uma perda de cerca de 8% no mês. Investidores seguirão atentos aos próximos movimentos envolvendo a companhia, dado o receio com eventual interferência política.

– ITAÚ UNIBANCO PN saltou 4,35% e BRADESCO PN avançou 2,65%, oferecendo suporte relevante para o Ibovespa, em sessão bastante positiva entre os grandes bancos. SANTANDER BRASIL UNIT valorizou-se 2,13% e BANCO DO BRASIL ON fechou em alta de 0,76%.

– VALE ON caiu 2,47% após o preço do minério de ferro despencar na Ásia com o aumento dos temores sobre uma queda do consumo de aço na China. Os contratos futuros de minério de ferro em Dalian caíram 11%, no limite permitido pela bolsa para variação diária dos preços, enquanto os contratos de Cingapura recuaram até 8%. No pior momento, os papéis da companhia chegaram a perder 4%.

Publicidade

– MAGAZINE LUIZA ON disparou 8,4%, experimentando um repique após tocar mais cedo mínima intradia desde fevereiro de 2018, a 2,32 reais. Ainda assim, as suas ações caminham para a pior performance trimestral desde o IPO, acumulando desde o começo de abril até o momento uma perda de mais de 60%. No setor, VIA ON avançou 2,26% e AMERICANAS ON desvalorizou-se 1,55% – ambas contabilizam declínios de cerca de 45% e 59% desde o começo de abril.

– WEG ON avançou 5,56%, a 24,10 reais, tendo de pano de fundo relatório de analistas do BTG Pactual que elevou a recomendação dos papéis para “compra”, com preço-alvo de 40 reais. Entre outros fatores, eles destacaram que a forte queda neste ano reduziu bastante o prêmio dos papéis em relação aos pares globais da companhia, que eles consideravam exagerado, oferecendo um ponto de entrada.

– NATURA&CO ON recuou 7,61%, para 13,35 reais, mínima de fechamento desde setembro de 2018. A Jefferies cortou a recomendação dos papéis para “manter”, citando que a variabilidade de desempenho e as mudanças significativas de liderança reduziram a visibilidade e a confiança. O preço-alvo também foi reduzido de 20 para 16 reais. Eles acrescentaram que, na maioria de seus modelos de valuation, as ações parecem baratas, mas que eles têm dificuldade de avaliar as estimativas com convicção. No mês, a ação acumula uma queda ao redor de 19%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Grupo Natura (NTCO3)
Cotações
28/11/2025 18h29 (delay 15min)
Câmbio
28/11/2025 18h29 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Geração Z troca o escritório por trabalho como babá de luxo e fatura até R$ 800 mil por ano

  • 2

    A corda bamba da Petrobras no novo plano de negócios; veja o que fazer com a ação da estatal

  • 3

    Plano 2026–2030 da Petrobras frustra expectativa de dividendos extras: veja o que bancos recomendam

  • 4

    Tem CDBs do Master para receber? Esses são os cuidados para reinvestir o dinheiro na renda fixa

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em baixa com liquidez reduzida em dia de Ação de Graças nos EUA

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Próxima Tele Sena irá comemorar o Natal
Logo E-Investidor
Próxima Tele Sena irá comemorar o Natal
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são os tipos de premiação?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são os tipos de premiação?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: 3 meios para sacar o benefício
Logo E-Investidor
Bolsa Família: 3 meios para sacar o benefício
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: confira o número do concurso especial para apostar
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: confira o número do concurso especial para apostar
Imagem principal sobre o Resultado da Mega-Sena 2944: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números
Logo E-Investidor
Resultado da Mega-Sena 2944: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números
Imagem principal sobre o Esta é uma das regras para idosos terem conta de luz gratuita
Logo E-Investidor
Esta é uma das regras para idosos terem conta de luz gratuita
Imagem principal sobre o Moeda de ouro de 1609 se torna a mais valiosa da Europa
Logo E-Investidor
Moeda de ouro de 1609 se torna a mais valiosa da Europa
Imagem principal sobre o INSS inicia pagamento de 13º salário para aposentados que não receberam antecipação
Logo E-Investidor
INSS inicia pagamento de 13º salário para aposentados que não receberam antecipação
Últimas: Tempo Real
Diretor da BlackRock no Brasil revela qual a principal fonte de receita da maior gestora do mundo: “Uma grande surpresa”
Tempo Real
Diretor da BlackRock no Brasil revela qual a principal fonte de receita da maior gestora do mundo: “Uma grande surpresa”

Cristiano Castro afirma que somente um dos ativos já chegou perto de US$ 100 bilhões em alocação

28/11/2025 | 17h03 | Por Jean Mendes
Clientes de Bradesco e Santander reclamam de instabilidade nos apps nesta sexta
Tempo Real
Clientes de Bradesco e Santander reclamam de instabilidade nos apps nesta sexta

Falhas ocorreram em dia de Black Friday; instituições informaram que apps já voltaram ao normal

28/11/2025 | 15h52 | Por Beatriz Rocha
Dólar hoje fecha em queda em dia de pregão mais curto nos EUA; veja cotação
Tempo Real
Dólar hoje fecha em queda em dia de pregão mais curto nos EUA; veja cotação

As Bolsas americanas fecharam às 15h e o mercado de títulos encerrou às 16h nesta sexta-feira (28)

28/11/2025 | 15h09 | Por Beatriz Rocha
Santos Brasil (STBP3) aprova resgate compulsório e encerra ciclo de duas décadas na B3
Tempo Real
Santos Brasil (STBP3) aprova resgate compulsório e encerra ciclo de duas décadas na B3

Com 95,03% do capital sob controle da CMA CGM, companhia conclui processo pós-OPA e formaliza retirada de todas as ações remanescentes

28/11/2025 | 14h34 | Por Beth Moreira

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador