O índice Ibovespa futuro abriu nesta quarta-feira (24) em alta de 0,26%, chegando aos 133.215 pontos. O avanço se dá com atenções voltadas ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de setembro, que pode influenciar a curva de juros futuros, influenciando as apostas sobre o ritmo de alta da Selic.
Leia também
Mesmo assim, o cenário de fraqueza em Nova York ainda pode limitar o fôlego dos ganhos no principal índice da B3 futuro. Na véspera, o Ibovespa fechou em alta, interrompendo uma sequência de cinco quedas seguidas – veja aqui.
Por outro lado, o impulso de 4,19% do minério de ferro deve trazer algum alívio ao Índice Bovespa futuro, principalmente aos ativos da Vale (VALE3), cujos American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) sobem 0,54% no pré-mercado de Nova York.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O petróleo, por sua vez, cai em torno de 0,60%, mas ainda não prejudica os papéis da Petrobras (PETR3; PETR4), cujos ADRs sobem 1,14% no pré-mercado de Nova York.
No exterior, investidores acompanham as vendas de moradias novas nos Estados Unidos no mês de agosto e estoques de petróleo pelo Departamento de Energia dos EUA (DoE). A diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Adriana Kugler participa de evento sobre perspectivas econômicas. Confira a agenda completa do dia aqui.
IPCA-15
O IPCA-15 avançou 0,13% em setembro, após ter subido 0,19% em agosto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou abaixo das expectativas do Projeções Broadcast, que esperavam alta de 0,18% a 0,33%, com mediana positiva de 0,28%.
Com o resultado, o indicador acumula alta de 3,15% no ano. A taxa em 12 meses ficou em 4,12%. As projeções iam de avanço de 4,18% a 4,33%, com mediana de 4,28%.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
Publicidade
*Com informações do Broadcast