O índice Ibovespa futuro abriu nesta terça-feira (27) em alta de 0,01%, chegando aos 138.790 pontos. O avanço se dá com atenções voltadas à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de agosto – conhecido como prévia do IPCA –, em meio às apostas de elevação da taxa Selic. A Vale (VALE3) ganha destaque entre as empresas após o anúncio do novo CEO.
Leia também
O movimento no principal índice da B3 futuro acompanha a valorização do Índice Bovespa no último pregão, alcançando com um novo recorde (136.888,71 pontos) – veja aqui.
A mineradora anunciou na noite da segunda-feira (26) que o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da companhia, Gustavo Pimenta, foi escolhido para substituir Eduardo Bartolomeo como CEO a partir de 1º de janeiro. Saiba mais nesta matéria. A definição do novo presidente da Vale pode ser bem recebida e estimular ganhos nas ações da mineradora e no setor metálico, impulsionados pelo avanço do minério de ferro.
Entre os indicadores, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou esta manhã o Índice Nacional de Custo da Construção – (INCC-M) e o Índice de Confiança da Construção (ICST). Veja a agenda completa nesta matéria.
Prévia da inflação
O IPCA-15 subiu 0,19% em agosto, após ter avançado 0,30% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o IPCA-15 registrou um aumento de 3,02% no acumulado do ano. Em 12 meses, a alta foi de 4,35%, ante taxa de 4,45% até julho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M) desacelerou de 0,69% para 0,64% na passagem de julho para agosto. Apesar do arrefecimento, a tendência parece apontar para uma aceleração nos custos da construção, conforme indicado pela taxa acumulada em 12 meses de 4,84%, afirma a FGV.
Já o Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,2 ponto em agosto, chegando a 97,5 pontos, com alta pelo quarto mês consecutivo. Com o resultado, o ICST avança 0,4 ponto na média móvel trimestral, conforme divulgou a FGV.V
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
* Com informações do Broadcast
Publicidade