Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice abre em alta com indicadores econômicos do Brasil e dos Estados Unidos

A menos de uma semana das reuniões de política monetária, países têm pistas sobre respectivos juros

Ibovespa hoje: índice abre em alta com indicadores econômicos do Brasil e dos Estados Unidos
Painel da Bolsa de Valores. (Imagem: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,10%, aos 128.132,42 pontos. O avanço do principal índice da B3 nesta quinta-feira (14) ocorre com atenções voltadas a uma série de indicadores econômicos divulgados no Brasil e nos Estados Unidos, nesta manhã. A menos de uma semana das reuniões de política monetária de ambos os países, os resultado dão pistas do rumo que os juros devem tomar.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou há pouco que as vendas do comércio varejista subiram 2,5% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com janeiro de 2023, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 4,1% em janeiro deste ano.

Além disso, seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram ganhos nas vendas na leitura de 12 meses, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio. No varejo ampliado, o segmento de veículos, motos, partes e peças registrou avanço de 11,9%, enquanto material de construção subiu 0,4%, e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 16,1%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho divulgou que o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) subiu 0,6% em fevereiro ante janeiro, segundo dados com ajustes sazonais. O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço de 0,3% do PPI no mês passado.

O número de pedidos de auxílio-desemprego no país registrou baixa de 1 mil na semana encerrada em 9 de março, a 209 mil. O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam 219 mil solicitações. O total de pedidos da semana anterior foi revisado para baixo, de 217 mil para 210 mil.

Já as vendas no varejo dos EUA subiram 0,6% em fevereiro ante janeiro, a US$ 700,7 bilhões, segundo dados com ajustes sazonais divulgados hoje pelo Departamento do Comércio. O resultado veio abaixo das expectativas de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço de 0,7% no período.

Após a publicação dos números, a possibilidade de redução dos juros até junho, pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) registrou queda. Segundo o CME Group, até 12 de junho, a chance de manutenção dos juros na faixa atual é de 33,3%; 61,2% de redução de 25 pontos-base (pb); e 5,5% de um corte de 50 pb.

Publicidade

*Com informações do Broadcast

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>