Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice sobe e ações da Casas Bahia (BHIA3) se destacam

Ações mais sensíveis ao ciclo econômico são os destaques positivos da sessão

Ibovespa hoje: índice sobe e ações da Casas Bahia (BHIA3) se destacam
Painel do Ibovespa mostra cotações do dia. (Foto: Werther Santana/Estadão)

Ibovespa opera em leve alta nesta sexta-feira (1), com as ações cíclicas — mais sensíveis ao ciclo econômico — entre os principais destaques positivos do dia. Às 15h34, a principal referência da B3 avança 0,20%, aos 129.278,15 pontos, oscilando entre máxima a 129.715,51 pontos e mínima a 128.717,01 pontos.

Mais cedo, o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2023. No último ano, o indicador cresceu 2,9% frente a 2022. O resultado ficou dentro do esperado pelos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, cujo intervalo de projeção variava de alta de 2,8% a 3,2%. No entanto, veio um pouco abaixo da mediana das previsões, que era de avanço de 3%.

Na Bolsa brasileira, o dia é positivo para as ações da Petrobras (PETR3;PETR4), que sobem em meio à valorização de 2% dos contratos futuros de petróleo no exterior. Já os papéis da Vale (VALE3), de maior peso para a composição do Ibovespa, cedem 0,64%, após o minério de ferro fechar em queda de 1,75% na Bolsa de Dalian, na China.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os principais destaques positivos do dia, estão as ações da Casas Bahia (BHIA3), que sobem mais de 6% depois que a companhia informou que fechou com um grupo de instituições financeiras o reperfilamento de dívidas no valor de R$ 1,5 bilhão. A medida busca reestruturar as dívidas de uma empresa, sem que ela precise entrar em recuperação judicial.

Com juros futuros renovando mínimas nos principais vencimentos, outras ações cíclicas ocupam com fôlego o campo azul do Ibovespa. Magazine Luiza (MGLU3) sobe 3,76%, enquanto Lojas Renner (LREN3) e LWSA (LWSA3), antiga Locaweb, têm ganhos de 4,24% e 3,59%, respectivamente.

Em contrapartida, os papéis da São Martinho (SMTO3) registram a maior baixa do índice e recuam 3,78%, pressionados pela desvalorização dos contratos futuros de açúcar na Bolsa de Londres. “A commodity subiu muito no ano passado e agora está realizando. Além disso, a companhia também conta com espaço para realizar lucros recentes”, explicou a analista da MyCap, Julia Monteiro, ao Broadcast.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade