O Ibovespa opera em alta de 0,14%, aos 125.904,18 pontos na abertura do pregão desta terça-feira (28). O índice reage aos dados de inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) e à cautela vista no exterior.
Leia também
Os investidores internacionais seguem à espera das declarações de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) e de outros bancos centrais sobre a política monetária.
Já o IPCA-15, considerado a prévia oficial da inflação no mês, registrou alta de 0,33% em novembro, levemente acima da expectativa de 0,30%. O indicador já acumulou 4,84% na janela de 12 meses e 4,30% em 2023.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No âmbito nacional, os investidores ficam de olho em pautas econômicas no Legislativo. O adiamento da votação do projeto de lei de taxação dos fundos exclusivos e offshore e da proposta de taxação das apostas esportivas no Senado para amanhã pode trazer algum desconforto.
A volatilidade nas commodities também deve direcionar os mercados. O preço do minério de ferro recuou 2,61% em Dalian, cotado a US$ 132,95 por tonelada, depois que autoridades chinesas disseram que conduzem pesquisas sobre os índices de preços de commodities.
Já o petróleo se recupera, subindo mais de 1%, após a Arábia Saudita pedir a outros membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+), que se reúne nesta semana, que reduzam as suas cotas de produção.