O Ibovespa opera em alta de 0,66%, aos 126.458,79 pontos às 13h26 do pregão desta quarta-feira (22). A principal referência da B3 avança, defendendo a marca dos 126 mil pontos, depois de quase tocar o nível dos 127 mil pontos mais cedo.
Leia também
O índice é impulsionado pelo otimismo ante redução da taxa Selic, estimulando o apetite a risco no mercado doméstico. Dessa forma, ações de grandes bancos e do setor de consumo se destacam em alta.
No mercado externo, investidores parecem não dar muita importância à ata do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), que mostrou a possibilidade de mais um aumento nos juros no futuro, caso não haja progressos no processo de retomada da estabilidade de preços.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O balanço da Nvidia apontando para ampliação de vendas a um nível recorde, a OpenAI anunciando a volta de Sam Altman ao cargo de CEO e um acordo entre Israel e Hamas para libertação de 50 reféns em troca de um cessar-fogo de 4 dias impulsionam o humor no exterior. No horário citado, a Nasdaq sobe 0,52%, enquanto os índices S&P 500 e Dow Jones apresentam valorização de 0,39% e 0,46%, respectivamente.
Na Bolsa brasileira, Vale (VALE3), que liderou a os ganhos do índice na véspera, e Petrobras (PETR3;PETR4), pressionada por corte nos preços dos combustíveis, caem no pregão. Ainda assim, o destaque das ações de bancos conseguem sustentar o fôlego do Ibovespa.
Outro direcionador para os negócios hoje foi a aprovação, em votação simbólica pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do projeto de lei de taxação dos fundos offshore e exclusivos.
Em análise ao Broadcast, Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos, entende a expectativa de tendência como positiva para o Índice Bovespa, mas pode ser prematuro estimar que alcançará o nível dos 130 mil pontos ainda em novembro. “Seria muito otimismo ir para os 130 mil pontos, a não ser que tenha uma evolução fora do esperado na questão fiscal”, observa.
Publicidade
*Com informações do Broadcast