Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha o dia em alta com ações do varejo em destaque

Ações da Casas Bahia (BHIA3) ficaram entre as maiores altas do dia

Ibovespa hoje: índice fecha o dia em alta com ações do varejo em destaque
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

Ibovespa fechou em leve alta nesta sexta-feira (1), com as ações cíclicas — mais sensíveis ao ciclo econômico — entre os maiores ganhos da sessão, em meio ao recuo dos juros futuros. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,12%, aos 129.180,37 pontos, oscilando entre máxima a 129.715,51 pontos e mínima a 128.717,01 pontos.

Pela manhã, o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2023. No último ano, o indicador cresceu 2,9% frente a 2022. O resultado em linha com o esperado pelos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, cujo intervalo de projeção variava de alta de 2,8% a 3,2%. No entanto, veio um pouco abaixo da mediana das previsões, que era de avanço de 3%.

Na Bolsa brasileira, o dia foi positivo para as ações preferenciais da Petrobras (PETR4), que conseguiram recuperar parte das perdas recentes após falas de Jean Paul Prates, presidente da estatal, gerarem preocupações sobre os dividendos da companhia. Nesta sexta, os papéis da empresa foram beneficiados pelo forte avanço dos contratos futuros de petróleo no exterior.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os destaques da ponta positiva do Ibovespa, estiveram as ações da Casas Bahia (BHIA3), após a companhia informar que fechou com um grupo de instituições financeiras o alongamento de dívidas no valor de R$ 1,5 bilhão. A medida busca reestruturar as dívidas de uma empresa, sem que ela precise entrar em recuperação judicial.

Na lista de maiores altas, figuraram também companhias do varejo, como Magazine Luiza (MGLU3) e Lojas Renner (LREN3), empresas que se beneficiam de um PIB em linha com o esperado. “São companhias que, com a queda de juros, o câmbio moderado e o estímulo da indústria, tendem a performar melhor com o aumento do consumo pela população”, explica Dierson Richetti, especialista em mercado de capitais e sócio da GT Capital.

Do lado oposto, os papéis da B3 (B3SA3) ficaram entre as principais perdas do Ibovespa no dia. O mercado foi surpreendido pela notícia de que a empresa pode ganhar uma concorrente, com rumores de que o Mubadala Capital, asset dos Emirados Árabes Unidos, tem um projeto de abrir uma segunda Bolsa de Valores no Brasil a partir de 2025.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade