Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha acima de 126 mil pontos com alívio na inflação

Ações da Azul (AZUL4) ficaram entre os principais destaques positivos do índice no dia

Ibovespa hoje: índice fecha acima de 126 mil pontos com alívio na inflação
Painel da Bolsa de Valores. (Imagem: Adobe Stock)

Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira (26), enquanto investidores enxergaram com bons olhos os dados de inflação divulgados no Brasil e nos Estados Unidos. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 1,51%, aos 126.526,27 pontos, variando entre máxima a 126.826,13 pontos e mínima a 124.650,92 pontos.

Nos Estados Unidos, O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) de março subiu 0,3% na comparação com fevereiro. O número veio em linha com a previsão de analistas consultados pelo FactSet. “Como o PCE trimestral divulgado ontem veio muito acima das expectativas, se hoje tivesse saído um PCE de março acima do esperado, o mercado iria reagir muito negativamente. Mas como veio em linha, os investidores responderam positivamente”, afirma Cleide Rodrigues, analista chefe da Money Wise Research.

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial brasileira, fechou em 0,21% em abril, após a alta de 0,36% em março, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta. O resultado foi influenciado pelo grupo de alimentação e bebidas, que registrou alta de 0,61% e impacto de 0,13 ponto percentual no índice geral.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além do alívio com a inflação, a alta dos papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) também contribuiu para o dia positivo na Bolsa brasileira. As ações da petroleira subiram ainda reagindo à decisão da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da companhia, que aprovou na quinta-feira (25) a proposta feita pelo Conselho de Administração da estatal para o pagamento de 50% dos R$ 43,9 bilhões em dividendos extraordinários retidos em março. Nesta reportagem, é possível relembrar a “novela” por trás da distribuição de proventos da petroleira.

Nesta sexta, o campo azul do Ibovespa foi dominado por papéis mais sensíveis ao ciclo econômico, que se beneficiaram do recuo dos juros futuros no pregão, como MRV (MRVE3) e Vamos (VAMO3). Quem também se saiu bem foram as ações da Azul (AZUL4), mesmo com o avanço dos contratos futuros de petróleo no dia.

Do lado oposto, os papéis do Pão de Açúcar (PCAR3) ficaram entre os principais destaques negativos do Ibovespa no pregão. O sócio e analista da Performa Ideias, Vitor Miziara, afirmou ao Broadcast que a baixa do ativo trata-se de uma realização de lucros recentes, uma vez que nesta semana já acumula 12,15% de ganhos, até o momento.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade