O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (28), beneficiado pelo avanço dos papéis da Petrobras (PETR3;PETR4). A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,64%, aos 126.538,32 pontos, após oscilar entre máxima a 126.916,00 pontos e mínima a 125.387,96 pontos.
Leia também
Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York também encerraram a sessão em terreno positivo. Enquanto Nasdaq subiu 0,29%, Dow Jones e S&P 500 tiveram ganhos de 0,24% e 0,10%, respectivamente. No dia, investidores acompanharam o discurso do diretor do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller. Na ocasião, o dirigente indicou estar cada vez mais confiante de que a política monetária está em posição para retornar a inflação à meta de 2% nos Estados Unidos.
“Sinto-me encorajado pelo que aprendemos nas últimas semanas – o ritmo da economia parece estar a ceder. Os dados de outubro indicaram um abrandamento da atividade econômica e as previsões para o quarto trimestre mostram o tipo de moderação que está mais em sintonia com os progressos na redução da inflação”, afirmou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No cenário doméstico, o mercado acompanhou a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que ficou em 0,33% em novembro, 0,12 ponto percentual acima do número de outubro (0,21%). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), resultado foi significativamente influenciado pela alta de 0,82% nos preços do grupo de alimentação e bebidas, que representou 0,17 ponto percentual do índice geral.
Na Bolsa brasileira, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4), de grande peso para a composição da carteira do Ibovespa, avançaram acompanhando a valorização dos contratos futuros de petróleo no exterior. A commodity subiu 2%, apoiada pela perspectiva de juros menos restritivos nos Estados Unidos e pela desvalorização do dólar no exterior. Veja mais detalhes nesta matéria.
Liderando os ganhos do Ibovespa, as ações da Marfrig (MRFG3) saltaram mais de 6% no pregão. JBS (JBSS3) e Minerva (BEEF3) também encerraram o dia no campo positivo. Segundo o analista Fernando Siqueira, da Guide Investimentos, as empresas de proteínas animais divulgaram resultados fracos no terceiro trimestre, mas com claros indicativos de inflexão. “Em nossa visão, os sinais de recuperação já são claros: o preço do gado tanto no Brasil quanto no exterior vem mostrando queda, o que favorece a melhora nas margens”, afirmou o especialista.
Na ponta contrária, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) registraram a maior baixa do Ibovespa, seguidas pelos papéis da Eneva (ENEV3). Essa última estendeu o movimento da véspera, após informar que enviou uma proposta de fusão à Vibra (VBBR3). Uma carta endereçada ao conselho de administração sugeria a união de negócios via troca de ações, configurando uma operação conhecida como “merger of equals”. Confira mais detalhes nesta reportagem.
Publicidade
Na segunda-feira (27), o Ibovespa encerrou a sessão em leve alta de 0,17%, aos 125.731,45 pontos, com os papéis da Yduqs (YDUQ3) em destaque, após um relatório do JP Morgan elevar a recomendação da empresa de neutro para overweight (equivalente à compra).
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.