Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice ignora payroll e fecha acima dos 114 mil pontos

Ações de grande peso para o Ibovespa se destacaram positivamente na sessão

Ibovespa hoje: índice ignora payroll e fecha acima dos 114 mil pontos
Índice Bovespa é o principal da Bolsa de Valores. (Foto: Envato Elements)

O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira (6), após ter iniciado o dia em queda. A principal referência da B3 encerrou o pregão em valorização de 0,78%, aos 114.169,63 pontos, após oscilar entre máxima a 114.491,00 pontos e mínima a 111.598,57 pontos.

As Bolsa brasileira acompanhou o movimento dos índices acionários americanos, que também viraram para o campo positivo ao longo da sessão. O Nasdaq foi o grande destaque, fechando em alta de 1,60% enquanto Dow Jones e S&P 500 tiveram ganhos de 0,87% e 1,18%, respectivamente. No dia, foi divulgado o payroll, relatório mensal de emprego dos Estados Unidos, que apontou a criação de 336 mil vagas em setembro. O resultado veio bem acima das expectativas de analistas da FactSet, que previam a criação de 163 mil empregos no período.

O pregão também foi marcado pela valorização do petróleo, que fechou em alta após sofrer baixa nos dois dias anteriores. O resultado do payroll, que demonstrou a resiliência da economia americana, abriu espaço para a interrupção do movimento de realização de lucros que vinha levando o barril da commodity a se distanciar do patamar de US$ 100. Confira aqui mais detalhes sobre o desempenho do petróleo na sessão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na B3, os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4), de grande peso para a composição do Ibovespa, ficaram entre os principais destaques positivos do índice. As ações da Vale (VALE3) também tiveram ganhos acima de 1%, repercutindo a elevação da mineradora de venda para neutro pelo UBS. Entre os bancos, Banco do Brasil (BBAS3) foi destaque, em alta superior a 4%, após o Bradesco BBI elevar a recomendação da empresa para outperform (equivalente à compra).

No entanto, quem liderou os ganhos do Ibovespa no dia, foram as ações da Casas Bahia (BHIA3), em valorização acima de 7%, operando em movimento contrário ao das demais varejistas. “Casas Bahia é um ponto fora da curva no varejo, pois desvalorizou demais recentemente e hoje é movimento de curto prazo”, explicou o economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti, ao Broadcast.

Do lado oposto, os papéis da Yduqs (YDUQ3) lideraram a ponta negativa do Ibovespa, seguidos pelas ações da Petz (PETZ3) e Cogna (COGN3).

Na quinta-feira (5), o índice havia fechado em queda de 0,28%, aos 113.284,08 pontos, em meio à desvalorização do petróleo e das Bolsas de Nova York.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.