O Ibovespa contrariou o movimento observado em boa parte do pregão e fechou em queda nesta quarta-feira (24), em sessão marcada por dados econômicos nos Estados Unidos e anúncio de estímulos pela China. A principal referência da B3 terminou o dia em baixa de 0,35%, aos 127.815,70 pontos, após oscilar entre máxima a 129.445,69 pontos e mínima a 127.679,99 pontos.
Leia também
No exterior, investidores monitoraram o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços americano, que subiu a 52,9 em janeiro, superando as expectativas de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço a 51. Nesta quarta-feira, as Bolsas de Nova York fecharam mistas. Enquanto Dow Jones encerrou em queda de 0,26%, Nasdaq e S&P 500 subiram 0,36% e 0,08%, respectivamente.
No continente europeu, as Bolsas fecharam em alta, em sessão de apetite por risco aguçado na esteira de medidas de estímulo na China. Além disso, temporada de balanços corporativos também movimentou o mercado na região. Saiba mais detalhes sobre o desempenho dos índices nesta matéria.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Bolsa brasileira, o dia foi positivo para as ações de mineradoras, após o anúncio de que o Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês) irá reduzir o montante de depósitos que bancos locais precisam separar como reservas, segundo informações da Dow Jones Newswires. Entre os destaques do setor, as ações da Usiminas (USIM5) lideraram os ganhos do Ibovespa e subiram 3,82%.
Os papéis da Vale (VALE3), de maior peso para a composição do Ibovespa, também fecharam no campo positivo, em alta de 1,01%. Contudo, as ações reduziram os ganhos ao longo do dia em meio às preocupações sobrem quem irá assumir o comando da mineradora. Fontes consultadas pelo Broadcast afirmaram que a permanência de Eduardo Bartolomeo na presidência da empresa deve ser decidida até a próxima terça-feira (30).
- Saiba mais: O que o mercado pensa de Guido Mantega na Vale?
Na ponta negativa do Ibovespa, estiveram as ações da Natura (NTCO3), Casas Bahia (BHIA3) e Yduqs (YDUQ3), que sofreram quedas de 5,38%, 4,50% e 3,72%, respectivamente. Do lado oposto, logo atrás da Usiminas (USIM5), os papéis de Marfrig (MRFG3) e Alpargatas (ALPA4) foram as maiores altas do dia, com ganhos de 2,99% e 2,52% respectivamente.
Na terça-feira (23), a principal referência da B3 encerrou a sessão em alta de 1,31%, aos 128.262,52 pontos, com rumores de estímulos econômicos chineses.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.