O Ibovespa reduziu o ritmo de ganhos na reta final do pregão desta quinta-feira (4) e fechou a sessão em leve alta. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,09%, aos 127.427,53 pontos, após oscilar entre mínima a 127.177,66 pontos e máxima a 129.627,13 pontos. Vale destacar que esse foi o maior nível intradiário registrado desde 1° de março, então aos 129.715,51 pontos.
Leia também
De acordo com Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos, o índice operou com uma grande amplitude de oscilação para os seus padrões, com o intervalo entre a máxima e a mínima de quase 2500 pontos. “Por aqui o grande motivador da volatilidade, puxando também o volume negociado, foi a Petrobras (PETR3;PETR4), diante dos rumores sobre a decisão do governo para que a empresa distribua os dividendos extraordinários”, destaca.
Uma reunião realizada nesta quinta no Palácio do Planalto entre os ministros da Fazenda, Minas e Energia e da Casa Civil teria selado a decisão de pagar os proventos extraordinários da petroleira que foram retidos pelo conselho de administração em março. As informações foram divulgadas pela coluna da jornalista Malu Gaspar, do O Globo, no início desta tarde.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com a notícia, os papéis da petroleira passaram a acelerar o movimento de ganhos, sendo que os ordinários (PETR3) chegaram a subir mais de 3% durante a tarde. Na reta final do pregão, no entanto, os ativos inverteram o sinal e passaram a operar no campo negativo, levando o Ibovespa a operar próximo à estabilidade.
O mercado continuou monitorando os ruídos em torno da possível saída de Jean Paul Prates do comando da estatal. O presidente da petroleira pode ser substituído por Aloizio Mercadante, que atualmente lidera o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), segundo informações do Broadcast.
Na Bolsa brasileira, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) ficaram entre os principais destaques positivos do dia e chegaram a subir mais de 4%. Do lado oposto, os papéis da Casas Bahia (BHIA3) realizaram lucros e figuraram entre as maiores perdas do pregão. Quem também sofreu na sessão foram as ações do Grupo Soma (SOMA3) e da Arezzo (ARZZ3), estendendo as perdas de quarta-feira (3), quando fecharam em queda de 6,85% e 6,18%, respectivamente.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.