Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice caminha para 12ª queda seguida após ata do Fed

Ações da Petrobras (PETR3;PETR4), no entanto, seguem movimento contrário e operam em alta

Ibovespa hoje: índice caminha para 12ª queda seguida após ata do Fed
Painel do Ibovespa. (Foto: Werther Santana/Estadão)

O Ibovespa passou a operar em queda nesta quarta-feira (16) e segue rumo à sua 12ª sessão consecutiva de baixa. Às 16h30, a principal referência da B3 recuava 0,25%, aos 115.884,55 pontos, na mínima do dia.

O movimento acompanha a piora nas bolsas de Nova York, após a divulgação da ata do Federal Reserve (Fed) referente à ultima reunião de política monetária. O documento destacou que os dirigentes da instituição consideram “fundamental” que os juros permaneçam em nível restritivo até a inflação retornar à meta de 2% ao ano. No entanto, indícios de moderação da demanda por trabalho estão no radar da autoridade financeira.

“É um comunicado que condiz com a pausa do aumento de juros na próxima reunião para análise dos dados correntes. Mas ainda não é um ambiente no qual se sintam confortáveis para afirmar que o ciclo já terminou”, indica Débora Nogueira, economista-chefe da Tenax Capital.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A queda da Bolsa brasileira é freada, no entanto, pelo bom desempenho dos papéis da Petrobras (PETR3;PETR4), de grande peso para o Ibovespa. As ações sobem quase 3%, enquanto investidores reagem às falas de Jean Paul Prates, presidente da empresa, na comissão da Infraestrutura do Senado. Na ocasião, ele negou qualquer interferência política dentro da estatal em relação a reter ou reajustar o preço dos combustíveis.

Na outra ponta, os papéis da Natura (NTCO3) lideram as perdas do Ibovespa, em queda acima de 7%, com realização de lucros, após a empresa informar que todas as aprovações regulatórias e de antitruste relativas à transação da venda da Aesop para a L’Oréal foram emitidas.

Na terça-feira (15), o Ibovespa fechou em queda de 0,55%, aos 116.171,42 pontos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade