O Ibovespa hoje abriu em baixa de 0,43%, aos 126.526,61 pontos. O recuo do principal índice da B3 nesta segunda-feira (11) ocorre com atenções voltadas para a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Jean Paul Prates, e de olho nos índices de inflação do Brasil.
Leia também
A reunião entre Lula e Prates está prevista para 15h desta segunda. A expectativa é que seja discutida a decisão relativa ao não pagamento de dividendos extraordinários, anunciada na última quinta-feira (7) pela estatal.
Integrantes da equipe econômica do governo Lula defendem que o pagamento dos proventos pode auxiliar o Ministério da Fazenda no esforço ligado à meta de déficit zero, visto que a União é a principal acionista da petrolífera.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na última quinta-feira (7), além de divulgar seu balanço trimestral, a companhia afirmou que a decisão sobre não repassar dividendos estaria alinhada com a Política de Remuneração aos Acionistas, aprovada em 28 de julho de 2023. No pregão da sexta-feira, as ações da Petrobras recuaram mais de 10%. A reunião deve ser monitorada de perto por acionistas, investidores e analistas de mercado.
Inflação brasileira
Nesta manhã, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços (IGP-M) recuou 0,54% na primeira prévia de março, após cair 0,44% na mesma leitura de fevereiro.
A FGV também trouxe o avanço do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) em duas das sete capitais pesquisadas entre o encerramento de fevereiro e a primeira quadrissemana de março. No período, a variação do índice passou de 0,55% para 0,56%.
*Com informações do Broadcast