O Ibovespa recua nesta terça-feira (21), contrariando o movimento das últimas quatro sessões. Às 15h21, a principal referência da B3 recua 0,49%, aos 125.341,13 pontos, oscilando entre máxima a 125.957,06 pontos e mínima a 125.123,56 pontos.
Leia também
O índice segue as Bolsas de Nova York, que também operam no campo negativo. Dow Jones e S&P 500 cedem 0,19% e 0,22%, respectivamente, enquanto Nasdaq tem desvalorização de 0,69%. No dia, investidores aguardam a publicação da ata da mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), prevista para sair às 16h no horário de Brasília. O mercado também espera pela divulgação do balanço da gigante de tecnologia Nvidia, após o fechamento dos mercados.
No mercado interno, investidores adotam uma postura cautelosa em meio a rumores de uma possível troca de comando da Petrobras (PETR3;PETR4), que atualmente possui Jean Paul Prates como diretor executivo. Uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Prates estava marcada para dar início às 15h.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, o desempenho da Vale (VALE3) pavimenta os ganhos da Bradespar (BRAP4), sua principal acionista, cujos papéis disputam com a mineradora as maiores altas do dia, e ajudam a diluir as perdas do Ibovespa. O suporte do minério de ferro, que atinge maior nível desde fevereiro, ajuda a mineradora assim como a recomendação do Goldman Sachs do papel da Vale para compra.
Na ponta negativa, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) registram as maiores perdas do pregão, em desvalorização de 6,58%. O movimento se deve à alta dos juros futuros, que pressiona o setor doméstico.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade
*Com informações do Broadcast