O período para declarar o Imposto de Renda (IR) 2024 está chegando. Ele terá início em 15 de março e se encerrará em 31 de maio. Passado o prazo de entrega, uma das expectativas dos contribuintes é saber se têm direito a restituição, assim como a data em que o valor será recebido.
Leia também
Para este ano, a Receita Federal ainda não informou as datas em que os pagamentos referentes à restituição do IR serão realizados. Em 2023, no entanto, o repasse das quantias foi dividido em cinco lotes regulares, com o primeiro efetuado em 31 de maio e o último em 29 de setembro.
Ao término dos cinco lotes regulares, a Receita deu início ao pagamento de lotes residuais do IR, relativos aos contribuintes chamados a fornecer mais documentos e dados para uma análise minuciosa, a chamada malha fina.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Importante lembrar que a Receita Federal não informa ninguém sobre a data ou lote específico em que se encontram. O critério utilizado pelo Fisco se baseia em pessoas com prioridades (idosos acima de 80 anos, pessoas acima de 60 anos e portadores de moléstias graves, por exemplo). Foi assim em 2023.
Outras determinantes costumam ser as datas de entrega das declarações, a escolha pela declaração pré-preenchida ou ainda a indicação de uma chave Pix pela qual o contribuinte receberá sua restituição. Nenhuma novidade foi divulgada até o momento para a declaração de 2024.