• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Juros fecham em queda, com perspectiva fiscal e exterior no radar

Além disso, o mercado ignorou fatores com potencial de pressionar as taxas para cima, como o IPCA de maio

Por Denise Abarca

11/06/2024 | 18:18 Atualização: 11/06/2024 | 18:18

Juros (Foto: Adobe Stock)
Juros (Foto: Adobe Stock)

Os juros futuros fecharam a sessão desta terça-feira (11) em baixa, embalados pelo clima ameno no exterior e modesta melhora na perspectiva fiscal. Influenciado ainda pela correção técnica vista ontem, o mercado ignorou fatores com potencial de pressionar as taxas para cima, como o IPCA de maio no teto das estimativas.

Leia mais:
  • Ibovespa hoje: índice fecha em alta com suporte de grandes bancos
  • Dólar hoje: moeda fecha em alta no maior valor desde janeiro de 2023
  • Bolsas de NY fecham mistas enquanto S&P 500 e Nasdaq renovam recordes
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No fechamento, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 caía a 10,640%, de 10,681% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2026 recuava de 11,31% para 11,20%. O DI para janeiro de 2027 tinha taxa de 11,52% (11,61% ontem) e o DI para janeiro de 2029, taxa de 11,90% (11,95% ontem).

A combinação de fatores internos e externos, além das questões técnicas, conseguiu manter as taxas em queda durante todo o dia. Nas mesas de renda fixa, profissionais destacam o papel exercido pelos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) na redução dos prêmios de risco das taxas locais, com a T-Note acelerando a queda ao longo da sessão e tocando mínimas abaixo de 4,40%, após um leilão de T-notes de 10 anos com demanda acima da média.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A queda nos juros dos Treasuries favoreceu o alívio nos DIs, que haviam subido muito na sexta-feira. Essa melhora na curva americana oferece um ponto de entrada para o investidor aproveitar as taxas que ficaram bastante atraentes”, afirma o estrategista-chefe e sócio da EPS Investimentos, Luciano Rostagno, lembrando que alguns vértices vinham operando nas máximas desde novembro.

Pelo lado fiscal, o mercado se animou com a perspectiva de que o cortes de gastos entre na pauta do governo, o que poderia reduzir a dependência da geração de receitas para atender às premissas do arcabouço fiscal. Beto Saadia, diretor de investimentos da Nomos, vê o anúncio, mesmo que incipiente, de que o ministro Fernando Haddad levará uma proposta à Lula para limitar o reajuste de gastos de saúde e educação em 2,5%, como um dos fatores a neutralizar a reação da curva ao IPCA. “A Fazenda também manifestou que analisará as regras de reajustes dos benefícios previdenciários”, acrescentou. Resta saber sobre a disposição do presidente em concordar.

Nesse contexto, a devolução parcial da Medida Provisória (MP) que restringe o uso dos créditos do PIS/Cofins, editada pelo governo como forma de compensar a desoneração da folha de pagamentos, foi absorvida sem sustos, até porque o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia determinado que a desoneração estará garantida somente se houver compensação à renúncia bilionária do benefício. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou a devolução no fim da tarde.

O IPCA acabou não fazendo preço nem na ponta curta, apesar da leitura negativa do índice cheio e dos preços de abertura. Na opinião de Rostagno, o ajuste técnico decorrente da escalada recente das taxas acabou prevalecendo. Já o presidente da Legacy Capital, Felipe Guerra, disse que o mercado tem preocupações maiores do que o IPCA: as políticas fiscal e monetária. “A inflação corrente continua perto da meta e não é problema no Brasil”, afirmou, ao programa Cabeça de Gestor, do Broadcast TV.

Publicidade

De todo modo, o IPCA não deixa de ser um reforço na ideia de que o Copom deve manter a Selic em 10,50% na reunião da próxima semana. A curva a termo segue apontando precificação marginal de uma alta de 25 pontos-base, com probabilidade em torno de 12% perto das 16 horas, para junho. Para o fim do ano, projeta taxa de 11%.

A inflação acelerou de 0,38% em abril para 0,46% em maio, no teto das estimativas da pesquisa do Projeções Broadcast, cuja mediana era de 0,40%. Em 12 meses, acumula alta de 3,93%. Houve surpresa com preços de alimentação, já captando efeitos do choque de oferta em função do desastre no Rio Grande do Sul. A abertura mostrou preços de serviços disparando de 0,05% para 0,40% entre abril e maio, ante 0,34% apontado pelo levantamento do Projeções Broadcast.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Brasil
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Juros
  • Treasuries
Cotações
25/04/2026 14h28 (delay 15min)
Câmbio
25/04/2026 14h28 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dois anos: viajar agora ou esperar? Veja se vale a pena comprar

  • 2

    O novo luxo: como itens raros, de guitarras a vinhos, viraram símbolo de status entre bilionários

  • 3

    FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

  • 4

    Ibovespa nas máximas: investir agora ou esperar queda? Veja a estratégia usada pelos especialistas

  • 5

    Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Logo E-Investidor
Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Imagem principal sobre o Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Logo E-Investidor
Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Imagem principal sobre o Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Logo E-Investidor
Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Imagem principal sobre o Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Logo E-Investidor
Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Últimas: Tempo Real
B3 vê avanço em regra que limita mercado preditivo e prepara estreia de contratos
Tempo Real
B3 vê avanço em regra que limita mercado preditivo e prepara estreia de contratos

Resolução do CMN restringe mercados preditivos no Brasil, mas não deve afetar contratos da B3 atrelados a Ibovespa, dólar e bitcoin

24/04/2026 | 19h59 | Por Beatriz Rocha
Mudança em índice global pode mexer com Bolsa brasileira, abrindo espaço para o Itaú (ITUB4)
Tempo Real
Mudança em índice global pode mexer com Bolsa brasileira, abrindo espaço para o Itaú (ITUB4)

Um evento técnico no mercado global pode provocar compras e vendas automáticas de ações brasileiras nas próximas semanas, na avaliação do BofA

24/04/2026 | 15h50 | Por Luísa Laval
Bolsas da Europa fecham em queda com temores sobre Estreito de Omuz e diálogo travado entre EUA e Irã
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham em queda com temores sobre Estreito de Omuz e diálogo travado entre EUA e Irã

Trump voltou a ameaçar o Irã com a possibilidade de uma ação militar, caso não haja acordo entre as partes

24/04/2026 | 14h43 | Por Isabella Pugliese Vellani
Juros altos turbinam Tesouro Direto — IPCA+ já paga 7,63%
Tempo Real
Juros altos turbinam Tesouro Direto — IPCA+ já paga 7,63%

Com taxas em alta, títulos indexados à inflação ganham destaque para o longo prazo, enquanto o Tesouro Selic segue como porto seguro no curto prazo

24/04/2026 | 13h51 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador