Últimas notícias

Minério de ferro sobe na China com oferta baixa e recuperação da demanda

Minério de ferro sobe na China com oferta baixa e recuperação da demanda
Foto: Agliberto Lima

Os contratos futuros de minério de ferro de referência na China se recuperaram na sexta-feira, saltando mais de 5% para registrar um segundo ganho semanal consecutivo com oferta apertada e recuperação da demanda nas usinas.

Os embarques de minério de ferro da Austrália e do Brasil ficaram em 22,45 milhões de toneladas na semana passada, queda de 567.000 toneladas em relação à semana anterior, mostraram dados da consultoria Mysteel.

“Impulsionado pela macropolítica positiva, o consumo downstream está melhorando, enquanto os lucros nas siderúrgicas de processo longo estão decentes. Há mais demanda de reabastecimento nas usinas no período posterior”, segundo nota da SinoSteel Futures.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os futuros de minério de ferro mais ativos na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em maio, saltaram 5,9%, para 839 iuanes (132,66 dólares) por tonelada na sessão da manhã. Eles terminaram com alta de 3,8%, a 822 iuanes por tonelada, ganhando 1,2% na semana.

Os futuros de aço inoxidável, para entrega em abril, estenderam as perdas pela terceira sessão consecutiva e caíram 3,6%, para 19.235 iuanes por tonelada, enquanto os futuros de níquel de Xangai mergulharam para atingir o limite de negociação de 17% após retomar as negociações na sexta-feira.

Para toda a semana, os preços do aço inoxidável subiram 2,5% em meio à volatilidade nos preços da matéria-prima níquel.