Últimas notícias

Moedas Globais: dólar cai ante pares sujeitos ao risco

Segundo o Western Union, euro tem sido beneficiada pelo aperto monetário na zona do euro no 2º semestre do ano

Moedas Globais: dólar cai ante pares sujeitos ao risco
Notas de dólar e de euro (Foto: Evanto Elements)

Por Gabriel Caldeira – O dólar operou pressionado nesta segunda-feira e ampliou as perdas da semana passada ante rivais fortes, como o euro e libra. No cenário macroeconômico global, investidores seguem focados nos riscos de recessão em países desenvolvidos e a perspectiva de aperto monetário, antes de dados de inflação e atividade nos EUA e Europa.

No fim da tarde em Nova York, o euro apreciava a US$ 1,0589, a libra tinha leve alta a US$ 1,2278 e o dólar aumentava a 135,41 ienes. O índice DXY, que mede a variação da divisa americana ante seis rivais, caiu 0,24%, aos 103,939 pontos.

Em relatório enviado a clientes, o Western Union destaca o movimento do euro hoje. Segundo o analista Joe Manimbo, a divisa comum tem sido beneficiada pela percepção de aperto monetário certo na zona do euro no segundo semestre do ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O ING, porém, projeta que o Banco Central Europeu (BCE) subirá os juros de forma menos agressiva que o Federal Reserve no atual ciclo, o que deve limitar a apreciação do euro. Para esta semana, no entanto, as preocupações de recessão econômica traz a leitura de que BCs terão de ser mais cautelosos com a alta de juros, o que pode arrefecer a força recente do dólar, diz o banco holandês.

Ao longo da semana, o sentimento por risco no mercado cambial será “testado” diante das divulgações do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha e da leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) americano do primeiro trimestre, na quarta-feira, além do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) de maio nos EUA, na quinta-feira, destaca Manimbo. O PCE é o principal indicador inflacionário acompanhado pelo Fed e tido como crucial para a política monetária da entidade.

Ainda entre indicadores, o PIB do primeiro trimestre do Reino Unido deve voltar a colocar pressão sobre a libra, cujas posições compradas ganharam terreno recentemente, segundo o Rabobank. De acordo com a instituição, a postura hawkish do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) tem dado suporte à moeda britânica.

Entre emergentes, destacaram-se o rublo russo e a lira turca. A moeda russa se valorizou ante o dólar mesmo após relatos de que a Rússia deu calote em pagamentos de juros da sua dívida soberana, negados pelo Kremlin. Já a divisa turca se beneficiou de um novo instrumento do governo da Turquia que obriga empresas com excessos de divisas estrangeiras teriam o acesso a empréstimos comerciais em lira restringido, segundo o ING. No horário citado, o dólar recuava a 53,160 rublos e a 16,554 liras.