Últimas notícias

Multiplan (MULT3) segue conservadora para fusões e aquisições

Enquanto isso, brMalls e Aliansce formam a maior rede de shoppings do Brasil em fusão

  • Atualmente, a Multiplan tem cerca de 20 shoppings e apenas um deles, em Ribeirão Preto, tem apresentado uma performance "crítica".

A gestora de shoppings e empreendimentos imobiliários Multiplan vai manter a estratégia conservadora para fusões e aquisições, apostando em expansão do próprio portfólio, enquanto concorrentes formam a maior rede de centros comerciais do país.

A empresa, que atua no segmento de alto padrão e divulgou na noite da véspera lucro líquido de primeiro trimestre mais que três vezes maior sobre o mesmo período de 2021, vai continuar “crescendo verticalmente”, disse nesta sexta-feira seu fundador e presidente-executivo, José Isaac Peres.

“A companhia examinou essa possibilidade”, disse Peres em resposta a questionamento de analista sobre planos para fusões ou aquisições de shoppings pela Multiplan, não apenas de participações em ativos específicos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Nossa posição é conservadora. Às vezes certas aquisições que envolvem muitos shoppings não performam bem e têm grande peso…Nós evitamos”, disse o executivo.

O questionamento ocorreu após o conselho de administração da rival brMalls recomendar aprovação pelos acionistas da proposta de fusão feita pela Aliansce. A oferta, se bem sucedida, formará a maior rede de shoppings do Brasil, com cerca de 70 empreendimentos e avaliada em mais de 12 bilhões de reais.

Atualmente, a Multiplan tem cerca de 20 shoppings e, segundo Peres, apenas um deles, em Ribeirão Preto, tem apresentado uma performance “crítica”.

“A companhia (Multiplan) vai continuar desenvolvendo seus projetos, seus shoppings e suas expansões… O importante é ter qualidade. A gente não perde quando tem qualidade. Quantidade nem sempre representa um ganho”, disse Peres.

Ele afirmou que a opção da Multiplan é fazer projetos associados com empresas que possuam shoppings com perfis parecidos com os da companhia.

Publicidade

Durante a conferência de resultados, Peres elogiou a rival Iguatemi, que também atua no segmento de alto padrão, mas não foi questionado a respeito de uma eventual parceria.

“O varejista sabe que para vir para o Brasil ele tem que falar conosco. Em determinadas coisas, ele também tem que falar com o Iguatemi, que é uma rede que hoje traz uma qualidade muito boa”, afirmou o presidente da Multiplan.

Segundo ele, a consolidação de brMalls com Aliansce e o consequente maior poder de atração de lojistas “não é fator de preocupação” por conta da qualidade dos ativos da Multiplan.

Às 13h35, as ações da Multiplan subiam cerca de 6%. Enquanto isso, os papéis de brMalls e Aliansce avançavam 3% e 2,4%, respectivamente. As units do Iguatemi evoluíam 2,8%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos