Últimas notícias

Peso argentino cai 0,5% após troca no Ministério da Economia

Controles cambiais em vigor desde 2019 têm mantido o peso numa trajetória lenta de depreciação

Peso argentino cai 0,5% após troca no Ministério da Economia
O peso argentino é uma das moedas sul-americanas que mais se desvalorizou em relação ao real (Foto: Envato Elements)

O peso argentino, negociado sob rígidos controles de capital, recuava 0,5% na manhã desta segunda-feira, para 126,11 por dólar, depois que o ministro da Economia do país renunciou abruptamente no fim de semana e foi substituído por uma economista vista pelos agentes do mercado como menos heterodoxa.

O presidente argentino, Alberto Fernández, nomeou Silvina Batakis como a nova ministra da Economia na noite de domingo, após a inesperada renúncia de Martín Guzmán em meio a crescentes crises econômicas e tensões dentro do governo.

Operadores disseram que a desvalorização cambial estava em linha com movimentações que costumam acontecer no início da semana. Controles cambiais em vigor desde 2019 têm mantido o peso numa trajetória lenta de depreciação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Investidores, no entanto, estarão observando de perto as negociações em mercados paralelos informais, onde a taxa de câmbio é o dobro da taxa à vista oficial devido à alta demanda por moeda estrangeira de investidores que são impedidos de comprar dólares através de canais oficiais.