Últimas notícias

Powell: estamos comprometidos a reduzir inflação e agindo rapidamente

Ele afirmou que a economia e os EUA se mostraram "resilientes" nos dois últimos dois anos e meio

Powell: estamos comprometidos a reduzir inflação e agindo rapidamente
Jerome Powell, presidente do Fed. Foto: Nate Palmer/The New York Times

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) está “muito comprometido” a reduzir inflação, que está “muito alta” nos Estados Unidos. “Estamos nos movendo rapidamente para isso, “, disse Powell, em coletiva de imprensa, na sequência da decisão do Fed.

A autoridade monetária decidiu elevar os juros em mais 75 pontos-base na reunião que terminou hoje, empurrando os Fed Funds, que são os juros básicos dos EUA, para a faixa entre 2,25% e 2,50% ao ano. A decisão foi unânime. “Temos as ferramentas de que precisamos e a determinação necessária para restaurar a estabilidade de preços em nome das famílias e empresas americanas”, disse Powell.

Ele afirmou que a economia e os EUA se mostraram “resilientes” nos dois últimos dois anos e meio apesar dos desafios enfrentados. No entanto, reforçou a necessidade de baixar a inflação “muito alta” em meio a um mercado de trabalho “extremamente apertado”, com o crescimento salarial acelerando e uma desaceleração significativa no consumo dos consumidores norte-americanos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“É essencial que reduzamos a inflação para nossa meta de 2%, se quisermos ter um período sustentado de fortes condições do mercado de trabalho que beneficiem a todos do ponto de vista do nosso mandato de promover o máximo de emprego e estabilidade de preços“, afirmou o presidente do Fed.