Últimas notícias

Powell diz que economia está “longe” de redução de compra de títulos

Em declarações preparadas para o Congresso, Powell, do Fed, também afirma que a inflação diminuirá

Powell diz que economia está “longe” de redução de compra de títulos
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed) (Foto: Yuri Gripas/Reuters)

(Reuters) – O mercado de trabalho dos Estado Unidos “ainda está longe” do progresso que o Federal Reserve deseja ver antes de reduzir seu apoio à economia, enquanto a alta inflação atual diminuirá “nos próximos meses”, disse o chair do Fed, Jerome Powell, em declarações preparadas para audiência no Congresso nesta quarta-feira, 14.

“A inflação aumentou notavelmente e provavelmente permanecerá elevada nos próximos meses antes de se moderar”, disse Powell, reafirmando a fé do banco central dos EUA de que os atuais aumentos de preços, apesar das preocupações que estão levantando sobre a inflação desancorada, estão ligados à reabertura da economia e serão passageiros.

Enquanto isso, “ainda há um longo caminho a percorrer” para reparar um mercado de trabalho que está 7,5 milhões de empregos longe de seu nível pré-pandemia, com o peso recaindo mais sobre os trabalhadores com salários mais baixos e os principais grupos étnicos e minoritários, e a taxa de participação geral ainda deprimida, disse Powell.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Combinados, os comentários mostram uma aproximação de Powell à narrativa central do Fed de que uma recuperação em rápida evolução trará milhões de pessoas de volta aos empregos, caso continue, que a inflação permanecerá ancorada ao longo do tempo em torno da meta de 2% do Fed e que não há razão para apressar qualquer aperto da política monetária.

A compra contínua de títulos do Fed e uma meta de juros mantida perto de zero “garantirão que a política monetária continuará a fornecer um apoio poderoso à economia até que a recuperação esteja completa”, disse Powell.

Hoje, Powell deve comparecer ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos EUA. Na quinta-feira, ele estará perante o Comitê Bancário do Senado.

Na última reunião de política monetária do Fed, algumas autoridades indicaram que o banco pode precisar recuar mais cedo do que o previsto por causa do salto da inflação.

Powell reafirmou que o Fed está discutindo sobre quando seria apropriado reduzir os 120 bilhões de dólares do banco em compras mensais de títulos, e que os ganhos de emprego devem continuar.

Publicidade

Em seu depoimento não houve menção aos riscos da nova variante Delta do coronavírus, mas há uma forte expectativa de que a recuperação deva continuar sem impedimentos.

“Os ganhos de empregos devem ser fortes nos próximos meses, conforme as condições sanitárias públicas continuam melhorando e alguns dos outros fatores relacionados à pandemia que atualmente os pressionam, diminuindo”, disse Powell.