Publicidade

Últimas notícias

Mercado faz previsão em novo Relatório Focus para Selic ao fim de 2024

Banco Central cortou juros na última reunião de política monetária, realizada no final de janeiro

Mercado faz previsão em novo Relatório Focus para Selic ao fim de 2024
(Foto: Shutterstock)

O mercado manteve em 9,00% ao ano a mediana do Relatório de Mercado Focus para Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) no encerramento de 2024 pela 11ª semana consecutiva. Considerando apenas as 43 respostas dos últimos cinco dias úteis, a mediana para o fim de 2024 também seguiu em 9,00% ao ano.

No fim de janeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a Selic pela quinta vez consecutiva em 0,50 ponto porcentual (pp), para 11,25% ao ano. O colegiado manteve a sinalização de que o ritmo de corte de 0,50 pp continua sendo o mais apropriado para as próximas reuniões – no plural. Na coletiva do último Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, esclareceu que essa mensagem, repetida desde agosto, vale sempre para os dois encontros seguintes a cada reunião. No caso dos encontros de março, nos dias 19 e 20, e de maio, dias 7 e 8.

No encontro do mês passado, o Copom repetiu que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular daquelas de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Relatório de Mercado Focus, a projeção para a Selic no fim de 2025 continuou em 8,50%, como já está há 14 semanas. Considerando apenas as 43 respostas dos últimos cinco dias úteis, a mediana para o fim de 2025 também seguiu em 8,50% ao ano. Para 2026, a projeção seguiu em 8,50% pela 32ª semana consecutiva. Para 2027, a estimativa também seguiu em 8,50%, onde se mantém por 31 semanas.