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Game on! Novo jogo de educação financeira ensina a montar o próprio negócio

O Instituto Brasil Solidário lançou o jogo educativo PIC$ City para estudantes do ensino médio, promovendo educação financeira

Por Isabela Ortiz

09/05/2025 | 16:07 Atualização: 09/05/2025 | 16:07

O Instituto Brasil Solidário lançou o jogo educativo PIC$ City para estudantes do ensino médio, promovendo educação financeira e sustentabilidade de forma lúdica, como parte das ações da Semana Nacional de Educação Financeira
O Instituto Brasil Solidário lançou o jogo educativo PIC$ City para estudantes do ensino médio, promovendo educação financeira e sustentabilidade de forma lúdica, como parte das ações da Semana Nacional de Educação Financeira

A Semana Nacional de Educação Financeira, que será realizada de 12 a 18 de maio, tem como objetivo promover a conscientização dos brasileiros sobre a importância do planejamento e da responsabilidade financeira. Nesse contexto, o Instituto Brasil Solidário (IBS) — organização não governamental (ONG) e sem fins lucrativos — lançou o jogo educativo PIC$ City, voltado para estudantes do ensino médio. Este é o sétimo software desenvolvido pela instituição, e já impactou mais de 1,7 milhão de alunos da rede pública, em mais de 663 municípios de todo o país.

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O lançamento integra as ações do projeto “Jogar e Aprender” e consiste em um tabuleiro interativo com questões sobre finanças, sustentabilidade e responsabilidade social, de forma lúdica. O projeto está entre os materiais entregues às escolas ganhadoras da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), uma iniciativa gratuita da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Bolsa de Valores (B3).

Ao todo, 54 escolas foram sorteadas para receber os kits de premiação, que incluem 50 jogos educativos, entre eles o lançamento PIC$ City e um combo especial com os jogos de cartas PIC$, PIC$ GO, PIC$ BIO e BIO+. Cada um desses jogos propõe desafios que envolvem temas como consumo consciente, sustentabilidade, cidadania e prevenção ao endividamento, estimulando reflexões relevantes a cada partida.

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Em São Paulo (SP), onde a educação financeira tornou-se disciplina obrigatória nas escolas estaduais, a iniciativa já representa ações multiplicadas em 50 municípios da região, alcançando mais de 350 mil alunos da rede pública da capital ao interior do estado. “Vivemos um momento em que a inflação pressiona o orçamento das famílias, os alimentos acumulam altas expressivas e muitos jovens já enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro”, ressalta Luis Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário.

Só na capital, já são 275 escolas envolvidas, com destaque para a colaboração com as Diretorias de Ensino Centro, Centro-Sul, Centro-Oeste e Leste 3. O projeto também conta com o apoio de instituições sociais e organizações como a Associação Hurra!, o Projeto Arrastão e a Fundação CASA — que atende adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, cumprindo medidas socioeducativas de internação ou semiliberdade, conforme o ato infracional cometido.

O projeto introduz, muitas vezes pela primeira vez, o conceito de educação financeira a jovens que antes não tinham acesso a esse conhecimento. A partir disso, esses jovens podem pensar no futuro de forma mais estruturada, com consciência e desejo de estabilidade, explicou Salvatore. Além disso, o software inspirou-se em programas como o Pé-de-Meia, que reforçam a ideia da escola ser um ambiente formador não só acadêmico, mas também social e econômico.

Qual o diferencial do projeto para a semana de Educação Financeira?

O projeto “Jogar e Aprender” se diferencia por levar às escolas jogos de tabuleiro e cartas — como PIC$, Piquenique e Bons Negócios — que tornam o aprendizado dinâmico e interativo, inclusive com versões adaptadas em Libras. As partidas envolvem decisões financeiras que simulam situações reais, como montar um negócio, lidar com imprevistos e evitar armadilhas do consumo.

Além do material didático gratuito, a ONG também oferece uma plataforma de ensino a distância (EaD) com cursos e planos de aula para educadores. As formações contam com participação de professores de todo o Brasil, promovendo uma verdadeira rede de troca de experiências e boas práticas.

Como jogar o PIC$ CITY?

O novo jogo de tabuleiro simula uma jornada até um parque sustentável, onde os participantes precisam administrar recursos, tomar decisões financeiras e enfrentar desafios ambientais e sociais.

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Entre seus destaques estão:

• Cartas de ganhos e gastos do cotidiano;
• Situações que exigem escolhas conscientes;
• Quizzes sobre cidadania e consumo;
• Moeda fictícia (“Pilas”) para controle de despesas;
• Conteúdo alinhado à BNCC e à Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Como se inscrever?

O projeto segue com inscrições abertas para novas escolas e municípios, sendo ofertado de forma gratuita. Os municípios interessados podem se inscrever por meio do Instagram @vamosjogareaprender ou @brasilsolidario, preenchendo este formulário.

As ações contam com apoio de uma aliança pela educação financeira, que viabiliza a expansão do projeto no Brasil e América Latina, envolvendo a parceria com instituições e empresas privadas como Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra – Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados.

O Instituto Brasil Solidário, criador do jogo, também mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.

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