Últimas notícias

Gestora de recursos é descredenciada da Anbima; entenda

Vanquish Asset teve mudanças no quadro societário e sofreu penalização do órgão

Gestora de recursos é descredenciada da Anbima; entenda
A gestora não atendeu às regras de autorregulação da Anbima (Foto: Envato Elements)
  • Em nota ao E-investidor, a gestora informou que a decisão da entidade se baseou em "percepções"
  • A Vanquish foi fundada em 2014 e é responsável pela gestão de fundos multimercados e de renda fixa

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) decidiu cancelar a Vanquish Asset dos códigos de administração de recursos de terceiros e de certificação da entidade após mudanças no quadro societário da empresa. A gestora alega que a decisão foi baseada em “percepções” e que vai entrar com medidas judiciais contra a Anbimba sobre a decisão.

Segundo a associação, a autorregulação determina que as alterações em cadastros das empresas devem ser informadas e submetidas à avaliação da entidade, regra que a gestora não teria cumprido. “A Vanquish informou alteração completa no seu quadro de sócios e diretores em abril. Após tramitação, em junho, o caso chegou ao Conselho de Ética da Anbima, que decidiu por cancelar a adesão da Asset”, informou a entidade em comunicado sobre a decisão.

De acordo com a Anbima, a gestora de recursos teve o direito de se pronunciar sobre a alteração cadastral logo após o caso ter chegado ao Conselho de Ética da Anbima. A medida foi oficializada nesta terça-feira (19), mas o comunicado só foi publicado no dia seguinte.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No entanto, em nota ao E-Investidor, a Vanquish Asset alegou que a decisão da entidade se baseou em “percepções” e que a gestora teria buscado a associação para comunicar a alteração do seu quadro societário. A gestora informou ainda que o caso só chegou ao Conselho de Ética da Anbima após solicitação expressa da gestora para a avaliação da entidade sobre a mudança.

A Vanquish informou ainda que vai entrar com medidas judiciais contra a associação para questionar o parecer negativo. “A decisão, desprovida de premissas objetivas, afeta os incessantes esforços da Vanquish no sentido de fazer cumprir os planos de liquidação em curso, contribuindo para uma imensa ampliação da insegurança dos cotistas”, ressaltou a gestora em comunicado.

A Vanquish foi fundada em 2014 e é responsável pela gestão de fundos multimercados e de renda fixa.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos