Os números de dezembro de 2025 revelam a primeira contração anual desde abril de 2024 e marca o quinto mês consecutivo de deterioração. Com os dados da Scanntech apontando para desaceleração sequencial ao longo do quarto trimestre (4T25), o Santander projeta que as vendas dos varejistas de alimentos continuarão sob pressão e podem enfraquecer em relação ao período anterior (3T25).
A leitura deve se refletir, segundo o relatório do banco, em uma desaceleração das vendas em mesmas lojas de Assaí (ASAI3) e Grupo Mateus (GMAT3), que no terceiro trimestre de 2025 registraram variações de 0,0% e 2,8%, respectivamente. O Santander conclui que essa dinâmica tende a influenciar o sentimento dos investidores em relação às duas companhias.
O Santander traz recomendação “outperform” (equivalente à compra) para Assaí, com preço-alvo de R$ 14,8, visando um potencial de valorização de 101% ante fechamento de quinta-feira (8). Para o Grupo Mateus, a recomendação é “neutra”, com preço-alvo a R$ 5,9 e potencial de alta de 31,6%.