Últimas notícias

XP Investimentos eleva projeção de PIB em 2021 de 4,10% para 5,20%

O cenário é de um recuo apenas marginal no segundo trimestre, de 0,10%, na medida em que a mobilidade vem se recuperando rapidamente e o retorno do auxílio emergencial deve impulsionar o consumo

(Estadão Conteúdo) – Na esteira do crescimento de 1,20% do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, a XP Investimentos elevou a projeção de expansão em 2021 de 4,10% para 5,20%, mas manteve a estimativa de 2022 em 2,0%.

O cenário é de um recuo apenas marginal no segundo trimestre, de 0,10%, na medida em que a mobilidade vem se recuperando rapidamente e o retorno do auxílio emergencial deve impulsionar o consumo. Antes, a queda estimada era de 0,60%. “Ou seja, o desempenho da atividade econômica brasileira no 1º semestre de 2021 será muito mais sólido do que o projetado há alguns meses”, diz, em nota. Para o terceiro e o quarto trimestres, as estimativas são positivas em 0,70% e 0,40%, respectivamente.

Segundo o documento, o bom resultado do primeiro trimestre foi explicado pelo aumento expressivo dos estoques, com contribuição estimada de 1,9 ponto porcentual para a alta do PIB pela ótica da demanda, pelo avanço robusto da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), pela firme retomada global e pela adaptação de empresas e famílias ao cenário pandêmico.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como principal risco, diz a XP, permanece a dinâmica da pandemia de covid-19, considerando que as estatísticas recentes aumentaram a preocupação de nova piora da doença, especialmente com a disseminação de variantes e vacinação errática. Mas a instituição acredita que a imunização deve ganhar tração nas próximas semanas, evitando retrocessos generalizados no processo de reabertura econômica.