O que este conteúdo fez por você?
- O programa Papo, Café & Lucros apresenta um balanço dos destaques do mês no mercado financeiro, dicas e oportunidades que precisam entrar na sua carteira de investimentos
- O episódio do mês de novembro conta com a participação da analista de investimentos Bea Aguillar e do especialista em investimentos Fabrizio Gueratto
- Jovens e arrojados, os dois investidores explicam por que a palavra do momento é, mais do que nunca, diversificação
O mês de novembro foi marcado por mais um aumento na taxa de juros, que atualmente está em 7,75% ao ano. Com o ritmo da pressão inflacionária e o aumento de riscos fiscais, os analistas do mercado financeiro estimam que a Selic deve terminar 2021 em 9,25% a.a. Diante deste cenário, vários títulos de renda fixa começaram a ficar bem interessantes e lucrativos. Na contramão, a Bolsa de Valores brasileira acabou sofrendo novas perdas.
Leia também
No terceiro episódio do Papo, Café & Lucros, a analista de investimentos Bea Aguillar e o especialista em investimentos Fabrizio Gueratto explicam os impactos do aumento dos juros e da inflação no portfólio de investimentos. “Em novembro, quem já estava um pouco alocado em renda fixa ou começou a olhar para esses investimentos conseguiu performar bem. Não somente o que está atrelado ao CDI, mas também atrelado à nossa inflação”, diz Aguillar.
“A taxa de juros crescendo mostra que a renda fixa tem um papel importante na sua carteira. Não tem como fazer reserva de emergência se não for na renda fixa”, completa Gueratto, que chama atenção para quem é seduzido por investimentos da moda.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Investimento da moda mostra que você não tem estratégia. Quanto mais você se apaixona por algo e se agarra a isso, mostra que você não tem estratégia, tem emoção só isso.” Segundo ele, sem estratégia você simplesmente está apostando em algo e isso vale muito para as criptomoedas. “É uma loucura hoje você não ter um pedaço em bitcoins na sua carteira, mas acho uma imbecilidade você ter 100% em criptomoedas”, afirma.
Jovens e arrojados, os dois investidores explicam por que a palavra do momento é, mais do que nunca, diversificação. “Troquem o “ou” pelo “e” e montem uma carteira com pouquinho de cada coisa. Você tem fundo imobiliário, você tem ação, você tem um pouco de ouro, tem mercado norte-americano e tem cripto. Olha que coisa maravilhosa que é a diversificação”, diz Aguillar.
Os especialistas também deram dicas sobre as oportunidades que precisam estar no radar de todo investidor. Confira a conversa completa no terceiro episódio do Papo, Café & Lucros. Nos vemos no programa especial de dezembro!