• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

A mulher precisa estar no centro das discussões ESG, dizem empresárias

Empresárias participaram do painel “Oportunidades ESG” no Young Women Summit 2022, que acontece em São Paulo

Por Valéria Bretas

29/06/2022 | 20:43 Atualização: 29/06/2022 | 20:43

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

(Laís Adriana de Almeida, especial para o E-investidor) As mulheres são as mais afetadas no mundo pela crise climática, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Para Regina Magalhães, diretora de Sustentabilidade da América Latina na Johnson Controls, essa realidade deve ser o ponto de partida para incluir mulheres em discussões sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. A diretora participou do painel “Oportunidades ESG” no Young Women Summit 2022, que aconteceu em São Paulo, nesta quarta-feira (29).

Leia mais:
  • Sofisa: Mercado tem papel fundamental na agenda ESG
  • Por que homens devem delegar gestão financeira às mulheres
  • Não cometa os mesmos erros dessas executivas de mercado
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Magalhães explicou como a pandemia mostrou a necessidade da diversidade e da tecnologia presentes em todos os níveis de uma empresa, porque os negócios que não conseguiram se adaptar fecharam as portas. “É uma grande mudança que estamos vendo, por exemplo, nos conselhos empresariais. Antes eles eram grupos muito homogêneos, costumavam ser homens, acima dos 60 anos, com uma carreira de sucesso solidificada e compartilhando as mesmas visões. Mas a mudança precisa continuar”, afirmou.

Ao lado dela, participaram do debate Maria Eugênia Buosi, fundadora e CEO da Resultante ESG, Débora Oliveira, gerente-geral de tesouraria e relações com investidores na Votorantim, e, como mediadora, Ruth Walter, membro do conselho da CFA Society Brazil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Buosi vê uma evolução na participação de mulheres no mercado financeiro e em projetos de sustentabilidade. “Eu trabalhava na parte de operações financeiras de empresas e sempre ouvi dos meus chefes: ‘Isso é muito bonito, mas quero ganhar dinheiro’. Agora, nós, mulheres, temos uma voz relevante em conjunto”, relatou. A crença de que é possível gerir um negócio com bons resultados, sem esquecer o cuidado com a natureza, levou a executiva a fundar a consultoria Resultante ESG, em 2013.

Ela elencou o setor de papel e celulose como um dos mais avançados em políticas ESG (sigla que faz alusão a boas práticas nas áreas social, ambiental e de governança), devido à demanda por produtos mais sustentáveis. De acordo com a empresária, empresas que não possuem a certificação de manejo sustentável ganham menos ou precisam vender em mercados menores, menos exigentes. Buosi ainda destacou como o setor de construção ficou para trás e começou a se movimentar para entender como reduzir o impacto na natureza. “Sempre falo que sustentabilidade é um jeito de trabalhar, não um trabalho em si”, acrescentou.

Assédio

O painel também abordou a questão do assédio que mulheres enfrentam no mercado de trabalho. Gerente-geral na Votorantim, Débora Oliveira disse que ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Oliveira é graduada em engenharia civil e, desde a faculdade, percebeu como a área era dominada pela presença de homens, algo que se refletia no mercado. “Nós nos masculinizávamos muito para poder trabalhar [nas obras], quando mudei para o mercado financeiro ainda era esse perfil. Hoje percebemos que o mercado precisa de diversidade para poder evoluir”, comentou.

Buosi e Magalhães acrescentaram que, para esta evolução acontecer, as mulheres não devem “abaixar a cabeça” e aceitar o assédio. As líderes acreditam que denunciar é necessário para construir um mundo melhor. “Não aceite o assédio. Tenha consciência de quais são os seus direitos como cidadã, como pessoa, como mulher. Nós sabemos que existem situações em que fica muito difícil denunciar, mas procure apoio. Não se deixe abalar por situações como essa”, aconselhou Regina Magalhães.

As três líderes fecharam o painel com recomendações para jovens interessadas em aprender sobre ESG. Os principais meios de aprendizado são jornais, revistas e outros veículos com editorias focadas no assunto, nos quais devem sair as atualizações mais recentes; cursos gratuitos oferecidos por universidades e instituições, como a B3; e mentores, pessoas que são referências ou inspirações para pedir ajuda, orientações ou tirar dúvidas sobre o assunto.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Cotações
18/12/2025 10h16 (delay 15min)
Câmbio
18/12/2025 10h16 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Onde investir em 2026? Material exclusivo reúne análises e estratégias

  • 2

    Ibovespa hoje perde quase 4 mil pontos entre abertura e fechamento com ata do Copom e payroll

  • 3

    Ranking de dividendos: veja quais empresas foram as melhores pagadoras em 2025

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em queda com Nova York e pesquisa eleitoral no radar

  • 5

    FIIs de escritórios ganham fôlego, mas liquidação do Banco Master deve testar setor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Atestmed: o que é o sistema para aposentados do INSS?
Logo E-Investidor
Atestmed: o que é o sistema para aposentados do INSS?
Imagem principal sobre o IPVA 2026: veja o calendário de pagamento no Rio Grande do Sul
Logo E-Investidor
IPVA 2026: veja o calendário de pagamento no Rio Grande do Sul
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (18/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (18/12)
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: curso teórico será realmente gratuito?
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: curso teórico será realmente gratuito?
Imagem principal sobre o Lotofácil de hoje (17): PRÊMIO DE R$ 5 MILHÕES EM JOGO; veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil de hoje (17): PRÊMIO DE R$ 5 MILHÕES EM JOGO; veja novo horário
Imagem principal sobre o INSS amplia duração de auxílio-doença sem perícia; veja o prazo
Logo E-Investidor
INSS amplia duração de auxílio-doença sem perícia; veja o prazo
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Rio de Janeiro?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Rio de Janeiro?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (17/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (17/12)
Últimas: Comportamento
Bolha de IA? Harari, Burry e Dalio, gurus do Vale do Silício, explicam como veem a euforia que domina as bolsas
Comportamento
Bolha de IA? Harari, Burry e Dalio, gurus do Vale do Silício, explicam como veem a euforia que domina as bolsas

A disparada dos investimentos em inteligência artificial divide nomes influentes das finanças globais, que veem sinais de exuberância excessiva, mas discordam sobre o risco de um estouro iminente

18/12/2025 | 09h34 | Por Isabela Ortiz
Era pós-Buffett avança: Berkshire nomeia novo CFO e analistas alertam para mais saídas
Comportamento
Era pós-Buffett avança: Berkshire nomeia novo CFO e analistas alertam para mais saídas

Após quatro décadas, CFO histórico deixa o cargo e reforça a transição de poder na Berkshire, às vésperas da saída de Warren Buffett

17/12/2025 | 17h31 | Por Sheryl Estrada, da Fortune
Hábitos financeiros de gerações Z e Alpha: mais gastos com vestuário e uso recorde das “caixinhas” do Nubank
Comportamento
Hábitos financeiros de gerações Z e Alpha: mais gastos com vestuário e uso recorde das “caixinhas” do Nubank

Pesquisa do banco digital mostra aumento de poupanças definidas como “Presentes de Natal”, “Amigo Secreto” e “Parcelas Ano Novo”; veja como os jovens consomem

17/12/2025 | 10h00 | Por Camilly Rosaboni
Réveillon 2026: as festas de ano-novo mais caras do Brasil
Comportamento
Réveillon 2026: as festas de ano-novo mais caras do Brasil

Do glamour clássico do Copacabana Palace às 'villas' de seis dígitos na Bahia, a virada ganha escala de luxo e mostra até onde vão os gastos no Ano Novo no país

13/12/2025 | 07h30 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador