• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Como o mercado avalia a equipe econômica com Haddad, Alckmin e Esther Dweck

Os anúncios dos novos ministros e de novos nomes da equipe econômica aconteceram ao longo desta quinta (22)

Por Daniel Rocha

22/12/2022 | 15:21 Atualização: 22/12/2022 | 16:30

O anúncio de novos nomes da equipe do novo governo aconteceu ao longo desta quinta-feira (22)(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O anúncio de novos nomes da equipe do novo governo aconteceu ao longo desta quinta-feira (22)(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, anunciou 16 ministros do seu futuro governo no fim da manhã desta quinta-feira (22). Entre as nomeações, estão o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que ocupará o Ministério da Indústria e Comércio e a economista Esther Dweck para o Ministério da Gestão.

Leia mais:
  • Como o mercado avalia a aprovação da PEC da Transição
  • Incertezas fiscais devem diminuir, mas ainda pautarão os mercados
  • Mercado se enganou com um Congresso opositor a Lula?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!


Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Logo depois, por volta das 14h, foi a vez do futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad comunicar os novos integrantes da equipe econômica do próximo governo. Na avaliação de analistas, as nomeações não trouxeram surpresas para o mercado, mas sinalizaram qual será a condução do novo governo no campo econômico.

A nomeação de Alckmin foi a que mais agradou o mercado, diante da sua capacidade de articulação com o setor e por ser um nome menos alinhado politicamente à esquerda. “A grande questão é se Alckmin terá liberdade para trabalhar. Ele possui a capacidade de chefiar essa Pasta pelo seu histórico político, principalmente como ex-governador de São Paulo, o estado com maior força na indústria”, afirma Elcio Cardozo, sócio da Matriz Capital.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O vice-presidente eleito irá presidir a pasta após empresários, como Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), recusarem o convite para ocupar o cargo. “Resolvi colocar o meu vice para trabalhar. Alckmin vai ter muito trabalho, mas terá imenso sucesso no MDIC. Com sua capacidade de articulação, ele será extraordinário no MDIC”, disse Lula, durante o anúncio.

Já em relação à nomeação da economista Esther Dweck para o Ministério da Gestão, os analistas apontam que a futura ministra tem capacidade técnica e experiência de governo para comandar a pasta. No entanto, a perspectiva é que o seu trabalho esteja mais voltado para a expansão de gastos públicos a partir de 2023.

“O ponto em comum entre ambos, em especial Esther, é de que o Estado deve ser mais presente e “resolver todos os problemas”, o que sem dúvida representa mais aumento do gasto público”, diz Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil.

Já no início da tarde desta quinta-feira (22), foi a vez do futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciar os integrantes da sua equipe econômica. No comando da secretaria do Tesouro Nacional, Haddad nomeou o auditor fiscal de carreira Rogério Ceron para o cargo.

Publicidade

Já o ex-procurador-chefe da Fazenda da cidade de São Paulo Robinson Barreirinhas irá comandar a Receita Federal, enquanto o economista Guilherme Mello foi confirmado para ser secretário de política econômica. “São nomes que o mercado espera de um governo mais de esquerda que deve privilegiar o tamanho do Estado como um motor de crescimento”, afirma Bruno Mori, economista e sócio fundador da Sarfin.

Com a composição econômica mais definida, a atenção dos investidores deve ficar voltada para as discussões sobre uma possível reforma tributária a partir de 2023. Na ótica de Mori, a perspectiva é que o próximo governo trabalhe para expandir a cobrança de impostos a fim de custear o aumento dos gastos públicos.

“Precisamos saber o que vai ser tributado. Fala-se sobre a tributação de dividendos. Quais dividendos serão tributados?”, diz o economista. “Esse deve ser o cenário, mas precisamos esperar o que vai acontecer”, acrescenta.  Veja nesta reportagem sobre o que o mercado espera em relação ao pagamento de dividendos.

Com informações da Agência Estado

Publicidade

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • Governo
  • Lula
Cotações
04/10/2025 14h39 (delay 15min)
Câmbio
04/10/2025 14h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Não entraria neste momento no S&P 500”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

  • 2

    Banco Master contrata Laplace para venda de ativos; Will Bank é principal aposta

  • 3

    Os ‘boomers’ milionários que economizam porque têm medo de ficar sem dinheiro

  • 4

    Ibovespa em alta histórica: até onde o índice pode chegar nos próximos meses?

  • 5

    Isenção de Imposto de Renda é aprovada na Câmara: o que muda no meu salário?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quem aposta em bet pode perder o Bolsa Família?
Logo E-Investidor
Quem aposta em bet pode perder o Bolsa Família?
Imagem principal sobre o Quem vai compensar a isenção do Imposto de Renda para equilibrar as contas?
Logo E-Investidor
Quem vai compensar a isenção do Imposto de Renda para equilibrar as contas?
Imagem principal sobre o Lollapalooza: posso pedir reembolso se a atração principal do dia for alterada?
Logo E-Investidor
Lollapalooza: posso pedir reembolso se a atração principal do dia for alterada?
Imagem principal sobre o Jovens voltam ao mercado e movimentam economia: o que explica esse cenário?
Logo E-Investidor
Jovens voltam ao mercado e movimentam economia: o que explica esse cenário?
Imagem principal sobre o 4 despesas que aposentados podem cortar para economizar no fim do mês
Logo E-Investidor
4 despesas que aposentados podem cortar para economizar no fim do mês
Imagem principal sobre o Estes métodos vão te ajudar a quitar dívidas de cartão de crédito e escapar dos juros
Logo E-Investidor
Estes métodos vão te ajudar a quitar dívidas de cartão de crédito e escapar dos juros
Imagem principal sobre o Qual o novo prazo que o INSS pode estipular para encerrar o auxílio-doença?
Logo E-Investidor
Qual o novo prazo que o INSS pode estipular para encerrar o auxílio-doença?
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com eletrodomésticos em casa
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com eletrodomésticos em casa
Últimas: Mercado
Quatro carteiras recomendadas bateram o Ibovespa em setembro; veja os destaques
Mercado
Quatro carteiras recomendadas bateram o Ibovespa em setembro; veja os destaques

Mês foi marcado por recordes do Ibovespa, que acumulou alta acima de 3%, ampliando os ganhos no ano

03/10/2025 | 21h18 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa na semana: RD Saúde (RADL3) lidera altas; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 18%
Mercado
Ibovespa na semana: RD Saúde (RADL3) lidera altas; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 18%

Período foi negativo para o índice da B3, que acompanhou paralisação nos EUA e projeto sobre IR

03/10/2025 | 20h11 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje: RD Saúde (RADL3) salta 4,5% e MBRF (MBRF3) lidera perdas
Mercado
Ibovespa hoje: RD Saúde (RADL3) salta 4,5% e MBRF (MBRF3) lidera perdas

Índice da B3 fechou em leve alta, com dados da produção industrial brasileira no radar do mercado

03/10/2025 | 19h24 | Por Beatriz Rocha
Em meio à derrocada das ações, ex-CFO da Ambipar (AMBP3) marca reunião privada com a CVM
Mercado
Em meio à derrocada das ações, ex-CFO da Ambipar (AMBP3) marca reunião privada com a CVM

João Daniel Arruda deixou o cargo dias antes da crise; reunião com a CVM terá apoio de escritórios criminal e de mercado de capitais

03/10/2025 | 17h35 | Por Jenne Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador