• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Fim do PPI? Entenda como pensa o provável futuro CEO da Petrobras

Nome do senador Jean Paul Prates (PT-RN) é dado como certo nos bastidores para comando da estatal

Por Luíza Lanza

29/12/2022 | 4:57 Atualização: 29/12/2022 | 7:27

Jean Paul Prates está cotado para a presidência da Petrobras. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jean Paul Prates está cotado para a presidência da Petrobras. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) é um dos mais cotados para assumir o cargo de presidente da Petrobras em 2023, no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Fontes do Broadcast/Estadão dizem que a indicação já estaria inclusive acertada, aguardando apenas o anúncio oficial do presidente eleito.

Leia mais:
  • Mercado comenta formação da equipe econômica de Lula
  • O que é a “bomba econômica” para 2023 e como ela afeta o Ibovespa
  • Veja o que esperar dos principais setores da Bolsa em 2023
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!


Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Advogado e economista, Prates tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de petróleo e gás natural, e coordenou o subgrupo do assunto na equipe de Transição. No início de 2022, Prates foi relatior de um projeto de lei que muda a política de preços de combustíveis, o PL 1.472/2021. A proposta é para a criação da Conta de Estabilização de Preços (CEP), que será administrada pelo Executivo e poderá usar receitas da tributação da exportação de petróleo para estabilizar o preço dos combustíveis. Atualmente, o texto está parado na Câmara de Deputados.

Se for mesmo indicado para o comando da maior estatal do País, será responsável por uma virada de chave na Petrobras, que inclui possíveis mudanças na atual política de preços de paridade internacional (PPI) e a volta dos investimentos em refino e biocombustíveis.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Sinalizações que já vinham sendo dadas durante a campanha petista e constavam no plano de governo inscrito no TSE, no qual o então candidato Lula propunha que a Petrobras tivesse seu plano estratégico e de investimentos orientados para a garantia do abastecimento de combustíveis no País, voltando a ser uma empresa integrada de energia, exploração, produção, refino e distribuição.

Enquanto o nome do senador Prates ganha força nos bastidores, suas declarações e entrevistas são acompanhadas de perto por quem quer entender por quais rumos a petroleira deve seguir a partir do próximo ano.

Em outubro, foi ao ar pela Rede TVT (TV dos Trabalhadores, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região), a participação de Jean Paul Prates no Debate Petroleiro, Público e Nacional. O programa foi reapresentado pela emissora nesta terça-feira (27).

A conversa foi gravada antes do segundo turno das eleições, mas já mostra alguns posicionamentos importantes do senador. Entre muitas críticas ao modelo de gestão adotado na Petrobras desde o governo Temer e mantido na gestão de Jair Bolsonaro, ele defendeu que o PPI seja revisto no Lula 3.

Publicidade

Implementada em 2016 pelo então presidente Michel Temer, a política de paridade internacional baseia o cálculo do preço dos combustíveis nos custos de importação, que incluem transporte e taxas portuárias. No debate da TVT, Prates disse que a política acabou encarecendo o petróleo produzido e refinado no território nacional, o que, segundo ele, reduziu a autossuficiência que governos anteriores buscavam alcançar.

“Em todos os governos, incluindo os da ditadura militar, o único ponto em comum em termos de implementação de políticas no Brasil é que todos perseguiram a autossuficiência em petróleo para reduzir as importações e estar menos sujeito às oscilações do preço internacional causadas pelas intempéries climáticas, guerras, jogos geopolíticos do exterior. Tudo isso era para se ver livre da paridade de importação”, disse na entrevista.

O senador criticou Pedro Parente, presidente da Petrobras à época da adoção do PPI, dizendo que o administrador respondia por “interesses específicos”. E defendeu que, se o Brasil tivesse dado continuidade às intenções de se manter autossuficiente na produção de petróleo, não teria sofrido tamanha pressão inflacionária em 2022, ano marcado pelo boom do preço da commodity causado pela guerra na Ucrânia.

“O Brasil está passando perrengue por causa do preço da gasolina, tendo que abrir mão de impostos estaduais que constroem escolas e hospitais em municípios, subsidiando combustível fóssil só para manter o PPI intacto”, afirmou.

Publicidade

Pelas declarações, fica claro que, se assumir o cargo de CEO da estatal, Prates deve liderar uma guinada  de maior intervenção estatal na companhia. “Essa política vai ter que ser revertida, com toda a parcimônia, tranquilidade, cuidado. Sem dar susto, sem tomar bem de ninguém. Mas nós vamos ter que reverter esse processo todo”, ressaltou.

O fim do PPI não agrada o mercado financeiro, que viu – e se beneficiou – dos lucros registrados na Petrobras nos últimos anos com o modelo de desinvestimento e venda de ativos que está em voga na companhia. Um exemplo disso são os “superdividendos” anunciados pela estatal este ano, um recorde de remuneração aos investidores. Coisa que pode não voltar a acontecer a partir de 2023, sinalizou Prates no debate.

O senador afirmou que a Petrobras é uma empresa estatal estratégica e por isso precisa defender os interesses dos brasileiros, e não dos acionistas. Prates ainda afirmou que nenhum acionista deixou de investir na companhia lá atrás porque ela não funcionava nos moldes do PPI.

No final da entrevista, questionado como vê o futuro da Petrobras no Lula 3, defendeu que a prioridade da nova gestão deve ser formar uma empresa integrada, alavancada pelas atividades petrolíferas, mas também como foco na transição energética. “A vantagem de perseguir isso é que a Petrobras tem um perfil consistente com a transição energética a partir do offshore, gás natural e refinarias de alto nível. A desvantagem é que estamos pelo menos 5 anos atrasados do início do processo”.

Publicidade

O senador também afirmou que, antes de tomar qualquer decisão maior, o novo governo precisará entender e conhecer todos os processos já em curso na Petrobras. “A nova administração vai desfazer algumas coisas, aprimorar outras, mas tudo com entendimentos consensuais com todos. É assim que deve ser feito”, disse.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • CEO
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dividendos
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Petrobras
  • Petróleo
  • PPI
Cotações
04/10/2025 13h00 (delay 15min)
Câmbio
04/10/2025 13h00 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Não entraria neste momento no S&P 500”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

  • 2

    Banco Master contrata Laplace para venda de ativos; Will Bank é principal aposta

  • 3

    Ibovespa em alta histórica: até onde o índice pode chegar nos próximos meses?

  • 4

    Isenção de Imposto de Renda é aprovada na Câmara: o que muda no meu salário?

  • 5

    Como as mudanças na tributação impactam no planejamento da alta renda

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quem aposta em bet pode perder o Bolsa Família?
Logo E-Investidor
Quem aposta em bet pode perder o Bolsa Família?
Imagem principal sobre o Quem vai compensar a isenção do Imposto de Renda para equilibrar as contas?
Logo E-Investidor
Quem vai compensar a isenção do Imposto de Renda para equilibrar as contas?
Imagem principal sobre o Lollapalooza: posso pedir reembolso se a atração principal do dia for alterada?
Logo E-Investidor
Lollapalooza: posso pedir reembolso se a atração principal do dia for alterada?
Imagem principal sobre o Jovens voltam ao mercado e movimentam economia: o que explica esse cenário?
Logo E-Investidor
Jovens voltam ao mercado e movimentam economia: o que explica esse cenário?
Imagem principal sobre o 4 despesas que aposentados podem cortar para economizar no fim do mês
Logo E-Investidor
4 despesas que aposentados podem cortar para economizar no fim do mês
Imagem principal sobre o Estes métodos vão te ajudar a quitar dívidas de cartão de crédito e escapar dos juros
Logo E-Investidor
Estes métodos vão te ajudar a quitar dívidas de cartão de crédito e escapar dos juros
Imagem principal sobre o Qual o novo prazo que o INSS pode estipular para encerrar o auxílio-doença?
Logo E-Investidor
Qual o novo prazo que o INSS pode estipular para encerrar o auxílio-doença?
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com eletrodomésticos em casa
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com eletrodomésticos em casa
Últimas: Mercado
Quatro carteiras recomendadas bateram o Ibovespa em setembro; veja os destaques
Mercado
Quatro carteiras recomendadas bateram o Ibovespa em setembro; veja os destaques

Mês foi marcado por recordes do Ibovespa, que acumulou alta acima de 3%, ampliando os ganhos no ano

03/10/2025 | 21h18 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa na semana: RD Saúde (RADL3) lidera altas; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 18%
Mercado
Ibovespa na semana: RD Saúde (RADL3) lidera altas; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 18%

Período foi negativo para o índice da B3, que acompanhou paralisação nos EUA e projeto sobre IR

03/10/2025 | 20h11 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje: RD Saúde (RADL3) salta 4,5% e MBRF (MBRF3) lidera perdas
Mercado
Ibovespa hoje: RD Saúde (RADL3) salta 4,5% e MBRF (MBRF3) lidera perdas

Índice da B3 fechou em leve alta, com dados da produção industrial brasileira no radar do mercado

03/10/2025 | 19h24 | Por Beatriz Rocha
Em meio à derrocada das ações, ex-CFO da Ambipar (AMBP3) marca reunião privada com a CVM
Mercado
Em meio à derrocada das ações, ex-CFO da Ambipar (AMBP3) marca reunião privada com a CVM

João Daniel Arruda deixou o cargo dias antes da crise; reunião com a CVM terá apoio de escritórios criminal e de mercado de capitais

03/10/2025 | 17h35 | Por Jenne Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador