As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta sexta-feira, acompanhando o tom negativo dos índices futuros de Wall Street em meio à liquidez reduzida de fim de ano e agenda esvaziada. Por volta das 8h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,58%, a 427,86 pontos. Acumulando perdas de mais de 12% no ano, o índice deve encerrar 2022 com seu pior desempenho desde 2018.
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira acompanhando a recuperação de Wall Street, mas quase todas encerraram 2022 com perdas de dois dígitos em meio a preocupações com o impacto da Covid-19 na economia chinesa, a guerra da Rússia na Ucrânia e agressivas elevações de juros nos EUA e na Europa.
Os mercados brasileiros estão fechados hoje. Ontem, a fraqueza dos papéis da Petrobras (PETR4 e PETR3), em meio à indefinição em torno do comando da estatal e a sinais de mudança na política de preços dos combustíveis, impediu que o Ibovespa acompanhasse os ganhos firmes das bolsas em Nova York. O índice encerrou o dia em queda de 0,46%, aos 109.734,60 mil pontos, o que levou o Ibovespa a fechar dezembro com perdas de 2,45%.
No ano, o índice acumulou um modesto ganho de 4,69%, ficando abaixo da inflação e do rendimento da poupança em 2022. O E-Investidor levantou as 5 ações com melhor rendimento no ano e as 5 com pior desempenho.
* Com informações do Broadcast/Estadão Conteúdo