- Fazer políticas mais populistas, como distribuição de renda e aumento dos gastos públicos, não é uma grande novidade nos governos de esquerda
- Mas dizer que não vai respeitar o teto de gastos, que isso é "estupidez", chega a ser surpreendente
- O resultado está aparecendo no Ibovespa
Confesso que o governo Lula (PT) está me surpreendendo. Baseado em seus dois mandatos anteriores, acreditava que ele colocaria um nome mais técnico no Ministério da Fazenda e não Fernando Haddad (PT). Por um motivo muito simples: o mercado financeiro não é somente especulação, como dizem. Ele antecipa os movimentos da economia, seja para cima ou para baixo. É assim no mundo todo.
Leia também
Fazer políticas mais populistas, como distribuição de renda e aumento dos gastos públicos, não é uma grande novidade nos governos de esquerda. Mas dizer que não vai respeitar o teto de gastos, que isso é “estupidez”, chega a ser surpreendente. O resultado está aparecendo no Ibovespa. Nas ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), nem se fala. Detalhe: no ano passado ela chegou a ser a empresa que mais pagou dividendos no mundo. O que todo investidor está se perguntando é se vale a pena investir em ações diante deste cenário.
A primeira coisa que aprendemos na escola dos investimentos é a diversificação. Mas a segunda é a relação risco X retorno. Precisamos entender que, estamos com uma taxa Selic em 13,75% ao ano e com a possibilidade de subir ainda mais com a perspectiva do novo governo. Além disso, há risco de recessão global e para somar, o governo dando indícios que vai injetar muito dinheiro na economia através dos gastos públicos, o que resulta em mais inflação.
Publicidade
Estamos vivendo o famoso 1% ao mês sem fazer esforço. Diante desse cenário, a renda variável precisa ter pelo menos a possibilidade de render o dobro do que rende a renda fixa, caso contrário o risco X retorno fica muito desproporcional.
Isso significa que está na hora de liquidar tudo na renda variável. Nenhuma medida repentina em uma carteira de investimentos é saudável. Mas o fato é que, todo investidor deve fazer rebalanceamento de carteira uma vez por mês. E se isso foi cumprido à risca, nos últimos meses a posição em renda fixa já deveria ter sido aumentada e consequentemente, os investimentos em renda variável, reduzidos.
A resposta do título deste artigo é na verdade uma pergunta: baseado no que Lula já fez e declarou, além do risco de recessão global, o quanto vale a pena ter na carteira em renda variável?
Assista ao vídeo exclusivo sobre os 3 fatores que o investidor deve olhar antes de comprar uma ação.
Publicidade