Os proprietários de veículos emplacados já podem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2023. Diversos estados disponibilizaram os pagamentos com a possibilidade de descontos ainda no ano de 2022, mas a maioria liberou os pagamentos a partir da segunda-feira (2).
Leia também
O pagamento do IPVA pode variar de acordo com os estados. Em São Paulo, os contribuintes podem quitar o IPVA nos aplicativos dos bancos, pelo internet banking, nos caixas eletrônicos e nas agências bancárias, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
No Rio Grande do Sul, por sua vez, há bancos específicos para realizar a quitação do valor a ser pago. Para pagar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil são as instituições financeiras habilitadas a receber os pagamentos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No caso do Rio de Janeiro, o banco específico para quitar o imposto é o Bradesco. Para consultar o valor do IPVA 2023, o cidadão precisa entrar no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, é necessário o número de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do proprietário do veículo.
Os dados também são necessários para o pagamento da taxa, por meio da Guia de de Regularização de Débitos (GRD) também disponível no site da Secretaria da Fazenda.