• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

O Brasil precisa aproveitar as janelas de oportunidades econômicas

Cenário macroeconômico favorável deve ser chave para o governo brasileiro reconquistar visibilidade

Por Dan Kawa

25/01/2023 | 13:21 Atualização: 25/01/2023 | 13:21

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

Iniciamos o ano de 2023 com uma interessante janela de oportunidade proveniente do cenário global, que poderia estar sendo melhor aproveitada, pelo menos por ora, pelo novo governo brasileiro.

Leia mais:
  • Quais os desafios que Lula enfrentará no terceiro mandato
  • O Ibovespa está se recuperando. Vale a compra?
  • Os 4 fatores com poder para mudar o quadro negativo do mercado brasileiro
Cotações
10/04/2026 7h35 (delay 15min)
Câmbio
10/04/2026 7h35 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na China, a reabertura econômica e social anunciada no final de 2022 e implementada no inicio deste novo ano ocorreu muito antes do que o mercado esperava (muitos achavam que só iria ocorrer no final do primeiro trimestre do ano), de maneira muito mais rápida do que a postura do governo chinês vinha sinalizando até então.

A despeito deste trágico período, que não pode ser ignorado, precisamos focar no cenário econômico. Os investidores fizeram analogias ao que foi visto no Ocidente e concluíram que a reabertura chinesa, após um breve período de desafios, poderia conviver de maneira mais estrutural com uma normalidade econômica e social.

Publicidade

Isso deveria levar a uma recuperação do consumo e, em certa medida, aos investimentos e ao crescimento em geral. Assim, este vetor de reabertura da China está marcando um começo de ano de forte alta das commodities e recuperação dos ativos mais dependentes da demanda chinesa, como moedas de países exportadores de commodities, assim como alta de ações de empresas com receitas provenientes da China.

Esta janela de reabertura da China traz um importante suporte ao Brasil, país que acaba sendo bastante ajudado pela alta no preço das commodities e pelo alivio das condições financeiras provenientes do país asiático.

Do outro lado do oceano, sinais de acomodação da inflação nos EUA levaram a uma reprecificação da curva de juros americana. As taxas de 10 anos saíram de 4,5% para 3,5%, um movimento relevante de fechamento de juros e um item que acaba trazendo enorme alivio das condições financeiras globais.

Este é mais um vetor que acaba garantindo algum tempo para que países alavancados como o Brasil e que precisam de ajustes econômicos possam trabalhar com alguma tranquilidade – pelo menos de curto prazo – para ajustar suas condições.

Publicidade

Neste momento, contudo, o cenário econômico para o Brasil ainda se mostra de baixa visibilidade e muitos ruídos. Do lado concreto, vimos ser aprovada uma PEC de Transição de cerca de R$ 200 bi, que deveria levar um superávit fiscal de cerca de 1,5% do PIB para um déficit de 1,5% PIB em 2023.

Este é um número inaceitável e insustentável para um pais que precisa reduzir sua relação de divida/PIB de maneira estrutural.

As medidas anunciadas pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para recuperar parte desta perda de resultado fiscal são os primeiros passos na direção correta. Entretanto, são medidas insuficientes. Muitas delas não são críveis ou de implementação simples. Outras estão superestimadas. Grande parte dessas medidas são pontuais e não estruturais.

Há um acumulo de sinais de que uma desaceleração do crescimento já está em curso. A inflação mostra alguma acomodação, mas seu nível ainda e incompatível com a meta de inflação do País.

Publicidade

Os investidores continuam mostrando boa vontade em entender qual será o caminho de ajuste econômico e fiscal que este novo governo irá seguir. Todavia, as declarações desencontradas entre equipes dentro do próprio governo adicionam uma incerteza a mais ao ambiente econômico do pais.As incertezas levam a um recuo dos investimentos e do consumo que resultam na desaceleração do crescimento. Menos crescimento dificulta o ajuste das contas publicas e reduzem a sustentabilidade da divida, afastando os investidores institucionais e internacionais.

No contexto internacional, a janela positiva deveria estar sendo usada pelo Brasil para sinalizar um caminho de ajustes e prosperidade, e não sinais trocados que trazem mais incertezas e baixa visibilidade.

A janela positiva internacional pode ter vida curta. Uma eventual recessão pode acabar assolando os EUA nos próximos 12 meses. Ainda há enormes duvidas em relação à sustentabilidade da recuperação da China no longo prazo. O recuo da inflação nos EUA no mundo desenvolvido ainda está em estágio inicial e pode ser insuficiente para garantir juros mais baixos nos próximos meses.

O Brasil precisa fazer o seu dever de casa para estar bem posicionado quando essa janela positiva externa começar a se fechar. Ainda há tempo.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Brasil
  • China
  • Commodities
  • Conteúdo E-Investidor

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Cessar-fogo derruba dólar ao menor nível em dois anos — pode ficar abaixo de R$ 5?

  • 2

    32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

  • 3

    Ibovespa acompanha euforia global com cessar-fogo e renova recorde histórico

  • 4

    Petróleo despenca 16% com trégua — Petrobras cai mais de 4%

  • 5

    Ibovespa renova recorde pela 15ª vez no ano com petróleo em alta

Publicidade

Quer ler as Colunas de Dan Kawa em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Imagem principal sobre o FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Logo E-Investidor
FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as inconsistências em convênios médicos na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as inconsistências em convênios médicos na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as deduções indevidas ou sem comprovantes na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as deduções indevidas ou sem comprovantes na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Logo E-Investidor
Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Imagem principal sobre o Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Logo E-Investidor
Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Imagem principal sobre o Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Logo E-Investidor
Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Últimas: Colunas
OPINIÃO. Metade do Brasil trabalha para sustentar os benefícios sociais da outra metade
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Metade do Brasil trabalha para sustentar os benefícios sociais da outra metade

Aumento de gastos públicos voltados à distribuição de dinheiro pode reduzir a capacidade de financiar setores produtivos, impactando a geração de empregos

09/04/2026 | 13h26 | Por Fabrizio Gueratto
Balanço das empresas da B3 em 2025: lucro cresce, mas concentração e eficiência dividem o diagnóstico
Einar Rivero
Balanço das empresas da B3 em 2025: lucro cresce, mas concentração e eficiência dividem o diagnóstico

Resultado das empresas revela um cenário de crescimento relevante, mas com qualidade desigual

08/04/2026 | 13h38 | Por Einar Rivero
Bilhões de dólares em jogo: setor digital vira refém de impasse em Brasília
Erich Decat
Bilhões de dólares em jogo: setor digital vira refém de impasse em Brasília

Disputa entre Palácio do Planalto e cúpula do Senado começa a produzir efeitos concretos sobre a capacidade do Brasil de atrair investimentos em tecnologia

06/04/2026 | 14h00 | Por Erich Decat
Páscoa: renovar a vida também passa pelo dinheiro
Ana Paula Hornos
Páscoa: renovar a vida também passa pelo dinheiro

Mudar de vida é um desejo comum, mudar a forma de lidar com o dinheiro, nem sempre

04/04/2026 | 06h00 | Por Ana Paula Hornos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador