O que este conteúdo fez por você?
- Entre os investimentos mais populares do Brasil, está a poupança, que oferece simplicidade e segurança
- Todos os bancos utilizam obrigatoriamente o mesmo cálculo para a aplicação, inclusive a Caixa Econômica Federal
- Com a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, os clientes da Caixa com dinheiro na poupança recebem um retorno médio de 6,34% ao ano
Entre os investimentos mais populares do Brasil, está a poupança, que oferece simplicidade e segurança, apesar da baixa rentabilidade. O rendimento da poupança segue a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira. Dessa forma, todos os bancos utilizam obrigatoriamente o mesmo cálculo para a aplicação, inclusive a Caixa Econômica Federal.
Leia também
Funciona da seguinte forma: quando a Selic está igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da taxa básica de juros mais a Taxa Referencial (TR). No entanto, quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, como ocorre agora, a rentabilidade muda e passa para 0,5% ao mês mais o pagamento da TR.
Com a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, os clientes da Caixa com dinheiro na poupança recebem um retorno médio de 6,34% ao ano. Ou seja, caso uma pessoa aplique R$ 1 mil na caderneta, terá um rendimento bruto de R$ 63 durante um ano.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale lembrar que uma conta poupança da Caixa pode possuir diversas datas base para recebimento do valor acrescido de juros. Quando o dia-limite do valor depositado em conta de poupança coincidir com fim de semana ou feriado bancário, os rendimentos serão disponibilizados no 1º dia útil seguinte.
A Caixa possui cinco modalidades de conta poupança, voltadas para diferentes usos, possibilidades e formas de abertura. Nesta reportagem, é possível conferir mais informações sobre cada uma.