No ano passado, o setor bancário brasileiro registrou 163,3 milhões de transações, um crescimento de 30% em relação a 2021, no que foi a maior alta dos últimos 11 anos, de acordo com a Pesquisa de Tecnologia Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os dispositivos móveis puxaram o crescimento, com alta de 54% em relação a 2021, para 107,1 milhões de transações.
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De acordo com o diretor do comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban, Rodrigo Mulinari, o mobile é majoritário, em especial entre as pessoas físicas. Entretanto, em 2022, as pessoas jurídicas também utilizaram mais estes canais, que “empataram” com o internet banking em número de operações, com 13 milhões cada um.
Segundo ele, no geral, o internet banking tem público fiel. No ano passado, cresceu 2%, o que indica que o uso pelos dispositivos móveis não tem canibalizado este canal. Entretanto, o mobile é de longe majoritário. “Dois terços de todas as transações bancárias são feitas pelo mobile”, disse Mulinari, em coletiva de divulgação da pesquisa, durante o Febraban Tech, em São Paulo.
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O executivo destacou ainda que os caixas eletrônicos continuaram em queda. “O ATM teve a maior queda, de 27%”, afirmou Mulinari. Os caixas ainda ficam na quarta colocação na realização de transações, atrás do mobile, do internet banking, e das operações feitas via maquininhas de cartão, que subiram 10% ano passado.