O Ibovespa opera em alta de 0,15%, aos 114.947,56 pontos na abertura do pregão desta sexta-feira (27). O índice reage à antecipação dos investidores pelo andamento da reforma tributária no Senado.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que coloque em votação a Medida Provisória que prevê a mudança na subvenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Além disso, o índice tenta ignorar o mau humor nas principais bolsas da Europa e dos EUA, que reagem à possibilidade de enfrenta rum período de aperto do ciclo monetário maior do que o esperado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A temporada de balanços americana tenta desafogar o desempenho do pré-mercado nesta manhã, com Amazon e Intel apresentando resultados mais fortes do que o esperado.
A alta do petróleo, impulsionada pela guerra entre o Hamas e Israel, indica que os bancos centrais terão de prolongar o movimento de alta dos juros. Na quinta-feira (26), o Banco Central Europeu alertou para esta possibilidade nas próximas reuniões.
O destaque corporativo vai para a Vale (VALE3), que registrou lucro líquido aos acionistas de US$ 2,836 bilhões no terceiro trimestre deste ano, recuo de 36,3% sobre igual período do ano passado e 5% acima do Prévias Broadcast. Em reais, o resultado foi de R$ 13,864 bilhões, recuo de 40,4%.