Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: guerra no Oriente Médio, decisões de Bancos Centrais e Treasuries pautam as bolsas nesta segunda-feira 

Os Bancos Centrais nos Estados Unidos, Brasil, Japão e Reino Unido decidem suas políticas nesta semana

Abertura de Mercado: guerra no Oriente Médio, decisões de Bancos Centrais e Treasuries pautam as bolsas nesta segunda-feira 
(Foto: Envato Elements)

Esta segunda-feira (30) começa com um tom mais positivo nos mercados internacionais. No entanto, além da escalada do conflito no Oriente Médio, as próximas sessões contam com uma série de eventos com potencial de gerar volatilidade, como as decisões de bancos centrais nos Estados Unidos, Brasil, Japão e Reino Unido e o plano trimestral de vendas de títulos do Tesouro americano.

As bolsas sobem mais de 1% na Europa, assim como os índices futuros de Nova York também sugerem um dia positivo, ainda que em menor magnitude.

O dólar opera perto da estabilidade ante outras moedas fortes, enquanto os contratos futuros do petróleo operam em baixa demais de 1% e os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 2,51%, cotados a US$ 123,00 por tonelada, o nível mais alto em mais de cinco semanas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Esse humor também deve influenciar a B3. O EWZ, o principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado no exterior, subia 2% no pré-mercado. Contudo, a sinalização do Governo de que “dificilmente” cumprirá a meta fiscal de déficit zero em 2024 deve causar alguns ajustes, tanto na curva de juros como no Boletim Focus.

Agenda econômica

Brasil: A decisão sobre juros do Comitê de Política Monetária (Copom), na quarta-feira, é o destaque da agenda local na semana. Hoje saem o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de outubro (8h00), o Boletim Focus (8h25) e a geração de empregos em setembro pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) (14h00).

O Banco Central também começa hoje a rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em 2 de janeiro de 2024. Entre os eventos, o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (9h00). Amanhã tem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua e na sexta-feira sai o índice de Preços ao Consumidor da Fipe (IPC-Fipe) de outubro.

EUA: A agenda tem como destaque a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), na quarta-feira, além do payroll (relatório oficial de emprego) de outubro, na sexta-feira. Na quarta-feira, como uma prévia do que esperar no final da semana, o relatório ADP de criação de emprego no setor privado será publicado.

Europa: Hoje é esperado o índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha (10h00). Amanhã, serão divulgados o Produto Interno Bruto (PIB) e o CPI da zona do euro e as vendas no varejo da Alemanha. Fora da zona do euro, na quarta-feira, é esperado o índice gerente de compras (PMI) industrial do Reino Unido e, na quinta-feira, o Banco da Inglaterra (BoE) decide sobre juros.

Publicidade

China: Hoje, pela noite (22h30), são esperados o PMI industrial e de serviços

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

 

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
6 lições valiosas sobre negócios para aprender com o livro “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham
IR 2025: quanto é o imposto de renda sobre investimentos?
6 dicas para aumentar o limite do seu cartão de crédito
Quais são os usos possíveis do bitcoin no mundo real?
Como calcular o 13° salário? Veja o passo a passo simples e rápido
Quem tem direito ao 13° salário? Veja se você está na lista
Ferramenta do Google mostra passagens aéreas mais baratas. Veja como usar
O que é mineração de bitcoin? Entenda como começar e ganhar dinheiro
Estre truque simples vai fazer você gastar menos energia com a máquina de lavar roupas
Quanto está perdendo o pernambucano que comprou 1,130 milhão de ações da Americanas (AMER3)?
Como descobrir o gasto de cada eletrodoméstico? Confira simulador
5 truques infalíveis para refrescar a casa sem aumentar a conta de luz
>