- Segundo a empresa, desde outubro, o número de sites falsos usando o termo 'Black Friday' aumentou em três vezes
A chegada da Black Friday é marcada por uma corrida às lojas e euforia para conseguir descontos nos produtos desejados (nem sempre tão vantajosos, vale ressaltar). Com isso, multiplicam-se também casos de golpes e fraudes aplicados em consumidores menos atentos. A ânsia por pagar menos acaba saindo caro.
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A empresa de segurança na web Kaspersky detectou que, desde outubro, o número de sites falsos usando o termo ‘Black Friday’ aumentou em três vezes. Além disso, esquemas envolvendo cartões falsos também chamaram a atenção da companhia que monitora atividades suspeitas nas redes.
O phishing, técnica de engenharia social baseada em fraudes para obtenção de dados pessoais, é o meio favorito dos golpistas. A empresa reportou mais de 30 milhões de ataques desse tipo, voltados para compras on-line, nos primeiros dez meses de 2023.
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Um dos golpes mais comuns consiste na criação de lojas falsas que oferecem roupas, eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos. As vítimas, induzidas ao erro, pagam por produtos que jamais receberão.
Semelhante à fraude dos estabelecimentos virtuais falsos, outro esquema registrado pela empresa de cibersegurança tem como prática vender cartões de presentes em lojas fictícias, mas que se assemelham a outras na estética.
Até marcas grandes e conhecidas como Apple, eBay e Walmart não passam ilesas. Serviços falsos que emulam aqueles ofertados por essas empresas são vendidos, sem que jamais sejam prestados aos compradores. Mais de 240 mil tentativas foram registradas desde outubro.
Como se proteger?
A Kasperskey elenca uma série de cuidados que o usuário deve tomar ao realizar compras on-line, para evitar cair em golpes:
- Não confiar em links ou anexos recebidos por e-mail ou aplicativos de mensagem;
- Verificar o remetente e o endereço antes de clicar em um link ou anexo;
- Conferir mais de uma vez a veracidade do site antes de realizar a compra online;
- Ficar atento se existem erros de ortografia ou problemas no visual da página;
- Buscar avaliações antes de comprar algo de uma empresa desconhecida;
- Conferir extrato e fatura do cartão, mesmo tomando todos os cuidados;
- Entrar em contato com o banco ou empresa de cartão caso encontre alguma movimentação desconhecida.