Publicidade

Educação Financeira

INSS: como bloquear desconto de associação ou sindicato no benefício?

Solicitação de cancelamento pode ser feita pelo portal Meu INSS

INSS: como bloquear desconto de associação ou sindicato no benefício?
Agência do INSS. (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
  • Aposentados e pensionistas podem solicitar o bloqueio de descontos não autorizados em seus benefícios do INSS
  • O processo de cancelamento é simples e consegue ser realizado pelo próprio site ou aplicativo do Meu INSS
  • No Reclame Aqui, muitas queixas estão relacionadas à Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (AMBEC)

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que notarem em seu extrato de pagamento o desconto não autorizado para entidades de classe, seja associação ou sindicato, podem pedir a exclusão dessa contribuição. O processo de bloqueio é simples e consegue ser realizado pelo próprio site ou aplicativo do Meu INSS.

Quando o tema é esse, a Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec) aparece em destaque nas buscas dos usuários, segundo dados do Google Trends. As perguntas giram em torno de como cancelar um suposto desconto realizado pela instituição em benefícios do INSS. No Reclame Aqui, onde a associação soma 5.170 queixas, também não faltam reclamações sobre a cobrança.

Vale destacar que o INSS permite que entidades de classe realizem o desconto de mensalidade no benefício de aposentados e pensionistas, mas somente mediante expressa autorização do beneficiário, conforme previsto no artigo 115 da Lei 8.213 e no artigo 154 do Decreto 3.048, que tratam sobre o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do órgão com entidades de classe.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo o INSS, caso o titular do benefício não tenha autorizado o desconto, cabe exclusivamente à associação ou sindicato envolvido a eventual responsabilização administrativa, cível e penal pelos órgãos de controle externo competentes ligados à defesa dos direitos do consumidor.

O INSS indica ainda que é responsável apenas pelo credenciamento das instituições, pela retenção dos valores autorizados por aposentados e pensionistas e, por fim, pelo repasse dos valores retidos às entidades acordantes.

Como bloquear o desconto?

Caso queira cancelar esse tipo de desconto, o beneficiário deve acessar o site do Meu INSS ou aplicativo, disponível para Android e iOS. Ao entrar na plataforma, é necessário clicar no botão “Novo Pedido”, digitar “Excluir mensalidade” e, na lista, selecionar o nome do serviço descontado. Por fim, basta ler o texto que aparece na tela e avançar seguindo as instruções.

Para acompanhar e receber a resposta do processo, o beneficiário deve entrar novamente no Meu INSS, clicar no botão “Consultar Pedidos” e encontrar a solicitação na lista.  Para obter mais informações, ele precisa clicar em “Detalhar”.

Outra alternativa para pedir o bloqueio do desconto é ligar pela Central 135, com tempo de espera estimado em 5 minutos. É possível ainda registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, também na Central 135 ou pelo Meu INSS.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos