O Ibovespa opera em queda de 0,33%, aos 126.671,16 pontos, na abertura do pregão desta segunda-feira (11). O principal direcionador do índice é a cautela nas principais bolsas internacionais, à espera de resoluções sobre a política monetária dos Bancos Centrais.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
No decorrer desta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom), o Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) divulgam suas decisões de política monetária, o que direcionará os rumos da economia global para 2024.
Além disso, a semana também conta com outros indicadores relevantes, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA, a produção industrial do Reino Unido, da zona do euro, China e dos Estados Unidos, além dos dados de vendas no varejo dos EUA e da China.
Dessa forma, os investidores nas principais bolsas ao redor do mundo operam em compasso de espera pelas políticas monetárias e dados econômicos para se posicionar.
Além disso, o Congresso buscará aprovar matérias importantes antes do recesso parlamentar para que o governo tenha mais chances de cumprir a meta de déficit fiscal zero em 2024, como a Medida Provisória da subvenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, o PL das bets e a reforma tributária.